20.7 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

João Doria promete entregar à iniciativa privada a administração das faixas exclusivas de ônibus

O pré-candidato, João Doria, prometeu entregar à iniciativa privada a administração das faixas de ônibus, se eleito prefeito de São Paulo.

Em sabatina realizada pelo jornal Folha de São Paulo, UOL e SBT, nesta quarta-feira (20), o empresário e apresentador de televisão também elogiou medidas da gestão do prefeito Fernando Haddad, como o fechamento da avenida Paulista aos domingos e a implantação de ciclovias. João Doria, contudo, voltou a dizer que reverteria a redução da velocidade nas marginais se eleito.

O pré-candidato disse que a administração das faixas exclusivas de ônibus por empresas privadas permitirá que o usuário tenha acesso a informações sobre as linhas por meio de aplicativo – sem custos extra, segundo afirmou.

Leia os principais trechos:

FAIXAS DE ÔNIBUS

Nós vamos fazer uma concessão das faixas exclusivas de ônibus. Vai ser o setor privado que vai administrar. Sabe como? Tecnologia. Vamos usar a tecnologia do celular, dos iPads, ou computador, para que você saiba exatamente quais as linhas de ônibus, qual modernidade, qual a velocidade média, a que horas ele chega. Ao abrir o aplicativo, vai ter ali a publicidade. Custo zero para a prefeitura. Vai melhorar a gestão, intensificar o uso das faixas, tanto para os táxis quanto para os ônibus, e não vai aumentar um centavo para o usuário.

UBER E TÁXI

Não se pode imaginar que não haja possibilidade de convivência. Não pode o Uber não pagar taxas. Achei boa a regulamentação do prefeito Fernando Haddad. Tardia, mas boa.

VELOCIDADE NAS VIAS

Marginais Pinheiros e Tietê, eleito prefeito de São Paulo, na semana seguinte, volta a velocidade estabelecida pelo Código Nacional de Trânsito, 70km/h [na pista local] e 90km/h [na expressa]. Agora, com sinalização eletrônica e campanhas educativas. Dentro da cidade, manteria, a priori, sim, as velocidades como estão. Vamos estudar todo o complexo, especialmente as avenidas.

PAULISTA FECHADA PARA CARROS

[A exclusividade da avenida Paulista para pedestres aos domingos] é um bom programa. A Paulista foi adotada pela população. Tem de ser preservada. Eu só incrementaria algumas atividades culturais, principalmente com música.

BICICLETA

Sou a favor das ciclofaixas. As ciclovias, onde estão sendo utilizadas efetivamente pela população [também]. Onde não está sendo utilizada, vamos rever, principalmente na periferia, onde ficam sobre as calçadas, interrompendo pontos de ônibus. A manutenção das ciclovias será colocada em mãos do setor privado. Empresas, seguradoras, bancos, os mesmos que financiam o uso gratuito de bicicletas vão cuidar da manutenção das ciclovias.

PEDÁGIO URBANO

Acho que esse é um tema que tem de ser estudado. Não é o ônus que você aplica de forma generalizada. Se você quer usar seu veículo com mais facilidade, a hipótese de pagar por isso é uma opção, não é uma imposição. Nessa circunstância, principalmente em defesa ambiental, podemos estudar, sim.

* Com informações do jornal Folha de São Paulo

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS