João Doria promete entregar à iniciativa privada a administração das faixas exclusivas de ônibus

O pré-candidato, João Doria, prometeu entregar à iniciativa privada a administração das faixas de ônibus, se eleito prefeito de São Paulo.

Em sabatina realizada pelo jornal Folha de São Paulo, UOL e SBT, nesta quarta-feira (20), o empresário e apresentador de televisão também elogiou medidas da gestão do prefeito Fernando Haddad, como o fechamento da avenida Paulista aos domingos e a implantação de ciclovias. João Doria, contudo, voltou a dizer que reverteria a redução da velocidade nas marginais se eleito.

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  • O pré-candidato disse que a administração das faixas exclusivas de ônibus por empresas privadas permitirá que o usuário tenha acesso a informações sobre as linhas por meio de aplicativo – sem custos extra, segundo afirmou.

    Leia os principais trechos:

    FAIXAS DE ÔNIBUS

    Nós vamos fazer uma concessão das faixas exclusivas de ônibus. Vai ser o setor privado que vai administrar. Sabe como? Tecnologia. Vamos usar a tecnologia do celular, dos iPads, ou computador, para que você saiba exatamente quais as linhas de ônibus, qual modernidade, qual a velocidade média, a que horas ele chega. Ao abrir o aplicativo, vai ter ali a publicidade. Custo zero para a prefeitura. Vai melhorar a gestão, intensificar o uso das faixas, tanto para os táxis quanto para os ônibus, e não vai aumentar um centavo para o usuário.

    UBER E TÁXI

    Não se pode imaginar que não haja possibilidade de convivência. Não pode o Uber não pagar taxas. Achei boa a regulamentação do prefeito Fernando Haddad. Tardia, mas boa.

    VELOCIDADE NAS VIAS

    Marginais Pinheiros e Tietê, eleito prefeito de São Paulo, na semana seguinte, volta a velocidade estabelecida pelo Código Nacional de Trânsito, 70km/h [na pista local] e 90km/h [na expressa]. Agora, com sinalização eletrônica e campanhas educativas. Dentro da cidade, manteria, a priori, sim, as velocidades como estão. Vamos estudar todo o complexo, especialmente as avenidas.

    PAULISTA FECHADA PARA CARROS

    [A exclusividade da avenida Paulista para pedestres aos domingos] é um bom programa. A Paulista foi adotada pela população. Tem de ser preservada. Eu só incrementaria algumas atividades culturais, principalmente com música.

    BICICLETA

    Sou a favor das ciclofaixas. As ciclovias, onde estão sendo utilizadas efetivamente pela população [também]. Onde não está sendo utilizada, vamos rever, principalmente na periferia, onde ficam sobre as calçadas, interrompendo pontos de ônibus. A manutenção das ciclovias será colocada em mãos do setor privado. Empresas, seguradoras, bancos, os mesmos que financiam o uso gratuito de bicicletas vão cuidar da manutenção das ciclovias.

    PEDÁGIO URBANO

    Acho que esse é um tema que tem de ser estudado. Não é o ônus que você aplica de forma generalizada. Se você quer usar seu veículo com mais facilidade, a hipótese de pagar por isso é uma opção, não é uma imposição. Nessa circunstância, principalmente em defesa ambiental, podemos estudar, sim.

    * Com informações do jornal Folha de São Paulo

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