CET e SPTrans implantam faixa exclusiva na Avenida Ibirapuera, na Zona Sul

No próximo dia 25/07 (segunda-feira) a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transportes (SPTrans) implantam 500 metros de faixa exclusiva na Avenida Ibirapuera, sendo 400 metros à direita entre a Avenida Pedro Álvares Cabral e a Rua Borges Lagoa, e mais 100 metros à esquerda entre a Rua Borges Lagoa e Rua Pedro de Toledo.

No trecho à direita os ônibus terão prioridade na via de segunda à sexta-feira, das 6h00 às 22h00, e no trecho à esquerda em período integral.

  • Acompanhe o Mobilidade Sampa também nas redes sociais: estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn. Se preferir, participe dos nossos canais no WhatsApp e Telegram para receber atualizações em tempo real.
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • A ação faz parte da Operação Dá Licença Para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus. Com isto, busca-se a redução dos tempos de viagens com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.

    Com esta ativação, a malha de faixas exclusivas chegará aos 512,5 km. A atual gestão implantou 422,5 km. Portanto, antes, São Paulo possuía 90 km.

    Alterações no Sistema Viário

    Será implantado um bloqueio junto à Praça Mestre de Aviz.

    Fiscalização

    Os agentes de trânsito da CET vão orientar os motoristas quanto ao respeito ao uso da faixa exclusiva para o transporte coletivo. A partir de 08/08, a fiscalização será intensificada na via, conforme determinado no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

    A orientação é para que todos os motoristas respeitem a faixa exclusiva desde o início da implantação da mesma.

    Recomendações ao Público

    • Respeite a sinalização;
    • Se necessitar pedir informações proceda de forma a não atrapalhar a fluidez do trânsito;
    • Em caso de dúvidas, ligue 1188/Fale com a CET. Atende 24 horas com chamada gratuita;

    Outras Informações

    A Engenharia de Campo da CET e da SPTrans vão acompanhar o desempenho da nova faixa exclusiva, com o objetivo de melhorar as condições de trânsito e preservar a segurança viária de todos os usuários.

    Deixe um comentário