Mudança no escopo do projeto de modernização de estações da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) deve adiar, mais uma vez, a reforma das paradas da Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra), responsável por atender demanda diária de 200 mil usuários na região. A previsão inicial era que o edital para as reconstruções fosse publicado em meados de 2015, entretanto, até a presente data nem sequer o termo de compromisso com o governo federal foi assinado.
Após diversos impasses na aprovação do projeto por parte do Ministério das Cidades, a CPTM optou por protocolar, no dia 28 de abril, pedido de alteração no programa inicial, elevando o número de estações a serem atendidas com melhorias de 18 para 39. A CPTM não soube informar o novo valor solicitado ao governo federal para as obras. Antes da mudança, o aporte pedido era de R$ 590 milhões.
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Embora tal mudança tenha sido uma oportunidade para a CPTM zerar pendências de documentos, o Ministério das Cidades acabou por solicitar, em junho, esclarecimentos adicionais a respeito do novo pedido. Entre as pendências que devem ser resolvidas estão ausência da documentação técnica, problemas na apresentação de manifestação do órgão ambiental aplicável e documentos jurídicos.
No momento, o documento solicitado está sendo preparado pela CPTM para envio ao Ministério da Cidades. Entretanto, a companhia não citou cronograma para fechar esse processo.
PRÓXIMOS PASSOS
Caso o projeto seja aprovado pelo governo federal, a CPTM dá início às tratativas com a Caixa Econômica Federal visando a contratação das empresas que irão executar as obras. Segundo o Ministério das Cidades, os recursos serão liberados de acordo com a execução física dos empreendimentos e os boletins de medição apresentados pela Caixa.
A revitalização proposta pela CPTM irá atender as nove estações localizadas no Grande ABC: São Caetano, Utinga, Prefeito Saladino, Santo André, Capuava, Mauá, Guapituba, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, além de outras 30 paradas em demais linhas de todo o sistema do Estado.
Além disso, o projeto inclui ainda obras na Linha 13-Jade, a extensão da Linha 9-Esmeralda, e a implantação da Estação União de Vila Nova na Linha 12-Safira.
A reforma das estações da CPTM tem como principal objetivo readequar os espaços para a atual demanda de passageiros, que têm optado por usar transporte público para se locomover entre a região e a capital.
PROJETO
Com arquitetura moderna, o projeto das estações prevê instalação de plataformas totalmente cobertas, escadas rolantes e de todos os itens de acessibilidade (elevadores, rampas, pisos podotáteis e mapas em Braile), além de assentos, banheiros públicos comuns e sanitários exclusivos para pessoas portadoras de deficiência.
As mudanças são antigas reivindicações dos usuários do sistema de transporte. Atualmente, moradores do Grande ABC representam 7% do total de passageiros da CPTM. De janeiro a outubro do ano passado, mais de 694 milhões de pessoas usaram o modal, que atende 22 municípios, engloba seis linhas e 92 paradas.
Fonte: Diário do Grande ABC