Os usuários da Estação Pinheiros da Linha 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú) da CPTM podem conferir gratuitamente a exposição Urbanidades até o dia 29 de junho (quarta-feira). A mostra é promovida pelo Senac Lapa Scipião e revela a conexão entre o cenário cultural da capital paulista e a vida dos seus moradores.
As 12 imagens selecionadas revelam o impacto da diversidade local nas emoções, comportamentos e estilos dos cidadãos. A exposição é o resultado do trabalho de pós-graduados do curso Fotografia Aplicada do Senac. O objetivo da ação é estimular a produção cultural e dar visibilidade a novos talentos.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
Segundo Ana Laura Gamboggi Taddei, coordenadora dos cursos em Fotografia Aplicada e Fotografia como Arte Contemporânea da unidade Lapa Scipião, cada estudante registrou o tema a partir do seu olhar, da técnica e da sensibilidade buscando captar a cidade sob uma percepção que vai além da habitação. “As fotografias provocam reflexões sobre os diferentes contextos urbanos”, observa.
Denominado As Marcas da Espera, o projeto do aluno Levi Fanan destaca a poesia existente no encontro entre o corpo e a paisagem no ponto de ônibus e nas estações de metrô e trem. Jardim de Frida, de Tony Peduti, mostra a alteração das horas e imagens que ocorrem durante um dia na metrópole, revelando uma realidade alternativa.
Já a dualidade e identidades múltiplas são o foco do trabalho de Murilo Cruz, A Fotografia entre Arte, Técnica e Verdade, que questiona o estado entre arte e documento. O projeto Lumin[escencia], de Virgínia Vick, discute o sagrado e o profano em esculturas e monumentos. As imagens sonoras são registradas por Igor Giroto, em Ruídos.
A percepção da cidade como cenário da cultura e lugar de encontro entre os de dentro e os de fora aparece nos trabalhos O Semblante Omitido, de Simone Silva Lima; Percepção Inexistente, de Carolina Peredne Brito; e Moda Sobre Imagem, de Marina Bernardo. Neles, a cidade e os habitantes se imbricam, sendo ao mesmo tempo cenário e personagem.
Em À Margem, de Michela Brígida; Passagem 06, de Ricardo Reis; e Túnel da Avenida Paulista, de Cesar “Bobby” Molina, as pontes e os viadutos nos levam aos pequenos detalhes que afrontam o vai e vem da metrópole. Intitulado O Lugar de Cada Um – Thiago Batista, o ensaio de Felipe Fontoura traz diferentes exemplos da questão dos lugares e seus significados para as pessoas que habitam a urbe.
Quem não conseguir visitar a exposição em Pinheiros, pode conferir a partir de 14 de julho na Estação Tamanduateí, na Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra). Depois, as fotografias seguem para a Estação Cidade Universitária, na Linha 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú). Para conferir a programação completa, acesse os portais www.cptm.sp.gov.br ou www.sp.senac.br
Serviço:
Mostra Fotográfica Urbanidades
Estação Pinheiros, Linha 9-Esmeralda
Até o dia 29/6, diariamente, das 4h até meia-noite
Grátis para usuários da CPTM
Próximas Paradas
De 14/7 a 14/9, na Estação Tamanduateí, Linha 10-Turquesa
De 6/10 a 30/11, na Estação Cidade Universitária, Linha 9-Esmeralda