Projeto que permite levar bicicleta em ônibus é testado em Curitiba

Projeto BRT Bike, da Prefeitura de Curitiba, tem início na 6ª feira (10) em ônibus da linha Centenário/Campo Comprido; se aprovado, será ampliado

275
em Curitiba
Foto: Prefeitura de Curitiba

A Prefeitura de Curitiba dará início nesta sexta-feira, dia 10 de junho, a um projeto piloto voltado ao passageiro do transporte coletivo que quiser transportar sua bicicleta no ônibus.

O BRT Bike, como foi chamado, será testado em um ônibus da linha Centenário – Campo Comprido, adaptado para transportar, com segurança, duas bicicletas. Se aprovado, o programa será ampliado para outras linhas do sistema.

O lançamento será esta sexta-feira, dia 10 de junho, às 14h, no Terminal Campina do Siqueira. O ônibus, um biarticulado do eixo leste/oeste, será identificado com o pictograma da bicicleta, na parte da frente, e por adesivos informando horários e locais de acesso com a bicicleta.

As duas vagas para bicicletas estão localizadas ao lado da porta 5, por onde deve entrar o ciclista que estiver portando sua bicicleta. No espaço, a bicicleta será acomodada em posição vertical e presa por cintos de segurança.

Neste período de teste – para avaliar, inclusive, o impacto na operação do transporte e cumprimento de horários – só será permitido embarque com bicicleta em horários específicos, fora do pico e apenas nos terminais do eixo e na estação da Praça Rui Barbosa.

O BRT Bike será desenvolvido em parceria pela Secretaria Municipal de Trânsito e Urbs.

Deixe seu comentário