17.9 C
São Paulo
quinta-feira, abril 18, 2024

Os trens turísticos da CPTM

Criada em 1992, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) opera quinze tipos de composição em seis linhas na capital. Por ano, são transportados mais de 800 milhões de passageiros, a maioria esmagadora no percurso casa-trabalho-casa. Uma pequena parcela, no entanto, viaja a lazer.

Nos últimos seis anos, quase 100 000 pessoas embarcaram no Expresso Turístico, que oferece roteiro para Jundiaí, Mogi das Cruzes e Paranapiacaba, a partir da Estação da Luz, no centro. O passeio ocorre a bordo de um trem composto de uma locomotiva e dois carros de aço inoxidável fabricados na década de 60, cedidos pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária e restaurados pela CPTM.

No caso do trajeto de Paranapiacaba, a passagem custa 45 reais e é necessário comprar com sessenta dias de antecedência para garantir vaga em uma das 174 poltronas. Confira algumas das atrações das três cidades de destino.

Jundiaí: o Museu da Companhia Paulista, com a história das ferrovias da região, as trilhas da Serra do Japi e o “circuito das frutas” pelas fazendas locais.

Mogi das Cruzes: o Parque das Neblinas, que oferece diversas atividades ambientais, as igrejas da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo e o “circuito das flores”.

Paranapiacaba: passeio de maria fumaça pela Vila Inglesa, onde é possível conhecer detalhes do desenvolvimento ferroviário do Brasil, roteiros históricos e trilhas na Serra do Mar.

Mais informações sobre o Expresso Turístico, confira aqui.

Fonte: Veja SP

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS