Os trens turísticos da CPTM

Criada em 1992, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) opera quinze tipos de composição em seis linhas na capital. Por ano, são transportados mais de 800 milhões de passageiros, a maioria esmagadora no percurso casa-trabalho-casa. Uma pequena parcela, no entanto, viaja a lazer.

Nos últimos seis anos, quase 100 000 pessoas embarcaram no Expresso Turístico, que oferece roteiro para Jundiaí, Mogi das Cruzes e Paranapiacaba, a partir da Estação da Luz, no centro. O passeio ocorre a bordo de um trem composto de uma locomotiva e dois carros de aço inoxidável fabricados na década de 60, cedidos pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária e restaurados pela CPTM.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • No caso do trajeto de Paranapiacaba, a passagem custa 45 reais e é necessário comprar com sessenta dias de antecedência para garantir vaga em uma das 174 poltronas. Confira algumas das atrações das três cidades de destino.

    Jundiaí: o Museu da Companhia Paulista, com a história das ferrovias da região, as trilhas da Serra do Japi e o “circuito das frutas” pelas fazendas locais.

    Mogi das Cruzes: o Parque das Neblinas, que oferece diversas atividades ambientais, as igrejas da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo e o “circuito das flores”.

    Paranapiacaba: passeio de maria fumaça pela Vila Inglesa, onde é possível conhecer detalhes do desenvolvimento ferroviário do Brasil, roteiros históricos e trilhas na Serra do Mar.

    Mais informações sobre o Expresso Turístico, confira aqui.

    Fonte: Veja SP

    Deixe um comentário