15.1 C
São Paulo
sexta-feira, abril 19, 2024

Operação Dá Licença para o Ônibus – Faixas exclusivas começam a ser implantadas nos eixos paralelos à Avenida Paulista

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transporte (SPTrans) começaram a implantar faixas exclusivas à direita para ônibus nos eixos paralelos à Avenida Paulista, sentido Paraíso, no Eixo Alameda Santos/Rua Cubatão; e no sentido Consolação, no Eixo Cincinato Braga/São Carlos do Pinhal/Antônio Carlos.

As novas faixas exclusivas para o transporte público funcionarão sempre que houver um bloqueio de trânsito na Avenida Paulista (acidentes, manifestações, etc…); bem como aos domingos, durante o horário do programa “Rua Aberta”.

O funcionamento das novas faixas será informado aos usuários por placas com dizeres “Amarelo Piscando Só Ônibus”. Desta forma, para ciência de sua ativação, o motorista deverá ficar atento às luzes amarelas: se estiverem piscando, a faixa passa a ser exclusiva para os coletivos e quando apagada a circulação nesta estará liberada para os demais veículos.

A ativação destas faixas exclusivas está inserida na Operação Dá Licença Para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, sempre que houver interrupção na circulação dos ônibus na Av. Paulista, contribuindo assim para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores. Com isto, busca-se a redução dos tempos de viagens com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.

A orientação é para que todos os motoristas respeitem a faixa exclusiva, quando da ativação da mesma.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva de ônibus é uma infração gravíssima, com perda de 7 pontos na habilitação e multa de R$ 191,54.

A Engenharia de Campo da CET e da SPTrans vão acompanhar o desempenho da nova faixa exclusiva, visando melhorar as condições de trânsito e preservar a segurança viária de todos os usuários.

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS