História: Estações Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires

A equipe do CPTM Noticiando deu início a uma série especial contando as histórias das principais estações administradas pela CPTM. A primeira linha escolhida foi a Linha 10-Turquesa, primeiramente com as estações Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires.

Rio Grande da Serra

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • A estação foi inaugurada com o nome de Rio Grande, construída de pau a pique e plataforma não ladrilhada. Local deserto na época, era uma estação intermediária para alimentação de água das locomotivas e cruzamento de trens. Foi a segunda estação ferroviária construída no Estado de São Paulo.

    Rio Grande da Serra tornou-se município em 1964, com o nome atual. Sua estação continua a mesma do início do século. Funciona hoje atendendo aos trens metropolitanos da CPTM, sendo ponta de linha, já que a continuação para Paranapiacaba não recebe mais trens desde 2002.

    Atualmente a estação conta com integração paga com ônibus para Paranapiacaba via Campo Grande (Viação Ribeirão Pires).

    Uso atual: Estação ferroviária
    Código: RGS
    Serviços: acesso a cadeirantes

    Ribeirão Pires

    A estação foi aberta em 1885. Em torno da estação, criou-se, em 1887, a Colônia dos Imigrantes Italianos.

    A vila em torno da estação cresceu bastante e se tornou município em 1953. Assim como a de Rio Grande da Serra, a estação ainda é a mesma do início do século. Hoje atende aos trens metropolitanos da CPTM.

    Uso atual: Estação ferroviária
    Código: RPI
    Serviços: acesso a cadeirantes

  • Siga o Mobilidade Sampa também nas seguintes redes sociais: estamos no ThreadsBlueskyLinkedIn
  • Deixe um comentário