Falha prejudica passageiros da Linha 7-Rubi da CPTM

Uma falha em um trem série 3000 da CPTM na manhã desta terça-feira (14/7) causou transtorno aos passageiros da Linha 7-Rubi (Jundiaí-Luz).

Por volta das 7h, uma composição apresentou uma falha de tração próximo à Estação Jaraguá, sentido Luz. Os usuários tiveram que descer da composição e caminhar pelos trilhos até a plataforma para que fossem transferidos para outra composição.

Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram

Com a interrupção da circulação de trens, os usuários começaram a se aglomerar na plataforma da Estação Jaraguá. Por volta das 8h30, eles cansaram de esperar e começaram a descer e caminhar pelos trilhos até a próxima estação. Com isso, a linha começou a circular com maior intervalo e velocidade reduzida.

A viagem entre as estações Lapa e Piqueri durava cerca de 30 minutos.

Foto: Divulgação

Já na Estação Vila Aurora, uma antes da Jaraguá, os usuários se revoltaram e chegaram a impedir a saída de um dos trens por volta das 10h. A CPTM disse que ao invadir a linha de trem, os usuários dificultaram o restabelecimento do serviço, que estava em processo de normalização.

A equipe de segurança atuou e, após a retirada dos usuários na via, a circulação começou a ser normalizada às 10h40.

Mesmo após o suporte aos usuários do trem, o veículo que apresentou falha permaneceu na via durante toda a manhã, causando atrasos entre as estações Luz e Francisco Morato.
Os trens circulavam por via única na Estação Jaraguá. As estações ficaram superlotadas.

Além disso, para auxiliar no transporte de usuários, a CPTM acionou a operação Paese (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) com 50 ônibus gratuitos da EMTU entre as estações Francisco Morato e Pirituba.

A EMTU disse para o César Tralli no telejornal SPTV da TV Globo que durante a manhã desses 50 ônibus do Paese enviados para a Linha 7-Rubi, apenas 18 chegaram, por conta do congestionamento de veículos nas regiões.

Cerca de 400 mil pessoas circulam pelo trecho Francisco Morato-Luz da linha 7-Rubi em dia útil.

Leia também: Trem da CPTM quebra na Estação Jaraguá

Relato dos passageiros

“A nossa linha precisa de mudanças urgente, já são anos enfrentando dificuldades de super lotação, atraso na locomoção dos trens e ainda temos que aguentar tudo calados…”

“Linha 7-Rubi é a pior linha da CPTM em todos os sentidos. Trens velhos, intervalos muito longos. A linha é antiga, foi feita para trens de carga, o trem vai todo balançando, parecendo que está dentro de uma banheira. Moro em Jundiaí e tenho que ir toda semana para São Paulo. A viagem super torturante. Preço da passagem absurdo de caro. Isso é Brasil!”, diz Jonatas Lima.

“Início da viagem em Baltazar Fidélis às 7h05, fim da viagem na Estação Luz às 11h. Obrigado CPTM pelas quase 4 horas de viagem.”

“Todos os dias realizam serviços de melhoria… Mas cadê de fato alguma evolução? Usuários da 7-Rubi também merecem qualidade.”

Leia também: Conheça seus direitos 

Por conta de falha em trem na chegada à estação Jaraguá da CPTM, as estações da Linha 7-Rubi ficaram superlotadas na manhã desta terça-feira (14) (Foto: Reprodução/TV Globo)
Passageiros são retirados de trem que falhou na Linha 7-Rubi da CPTM na manhã desta terça (14) (Foto: Reprodução/TV Globo)

Deixe um comentário