Estação Itaim Paulista recebe campanha contra Doenças Sexualmente Transmissíveis

A Estação Itaim Paulista, na Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana) da CPTM, recebe na quarta-feira, 29/06, a campanha “Fique Sabendo”, de prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Das 9h às 16h serão realizados testes gratuitos para sífilis e HIV – Vírus da Imunodeficiência Adquirida.

A ação é realizada em parceria com a Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Doutor Sergio Arouca, que atende o bairro Itaim Paulista. Um trailer ficará estacionado em frente à estação e a estimativa é de que sejam realizados cerca de 100 testes.

  • Acompanhe o Mobilidade Sampa também nas redes sociais: estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn. Se preferir, participe dos nossos canais no WhatsApp e Telegram para receber atualizações em tempo real.
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • A estação já conta com um display para distribuição de preservativos, disponível aos usuários diariamente, sendo que mensalmente são distribuídas cerca de 70 mil camisinhas masculinas.

    Responsável pela campanha, a coordenadora do CTA Vângela Rezende explica que, por preconceito, medo ou desconhecimento, as pessoas não vão ao CTA para se informar sobre DST ou buscar preservativos. “Quanto mais rápido for o diagnóstico, mais rápido será o controle da doença. Se as pessoas não vêm fazer o teste, nós vamos até elas”, ressalta.

    Diagnóstico

    Os testes para HIV são rápidos, realizados a partir da coleta de uma gota de sangue extraída da ponta do dedo. Em apenas 20 minutos o usuário poderá fazer o teste, conhecer o resultado e receber o aconselhamento necessário.

    O teste para sífilis também é feito em 20 minutos. A doença pode se manifestar em três estágios e as pessoas sexualmente ativas devem realizá-lo. Principalmente as gestantes, pois a sífilis congênita pode causar aborto. Para quem não puder realizar a avaliação na estação, basta procurar o CTA mais próximo para diagnóstico.

    Serviço:

    Campanha “Fique Sabendo” – Testes de HIV e Sífilis
    Estação Itaim Paulista, na Linha 12-Safira
    Data: quarta-feira, 29/06
    Horário: das 9h às 16h
    Grátis

  • Acompanhe o trânsito em tempo real na rodovia Régis Bittencourt: siga @transitoregisbittencourt no Instagram!
  • Deixe um comentário