CET implanta áreas de espera para motos na Estrada de Itapecerica

Para melhorar a segurança de motociclistas e ciclistas, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vem utilizando nova sinalização horizontal, que delimita uma área exclusiva de espera para motos. Esta iniciativa faz parte da “Operação Frente Segura”, lançada em abril de 2013, que cria uma área de acomodação mais segura para veículos sobre duas rodas ao pararem para aguardar a abertura de semáforo.

A implantação a partir desta terça-feira (28/06) é em 21 locais ao longo da Estrada de Itapecerica. A Frente Segura consiste na demarcação de um espaço para motos, junto aos semáforos e à frente dos outros veículos, o que facilita a saída quando o sinal abre para o trânsito. A sinalização é reforçada ainda com uma placa educativa, evidenciando que ali é um espaço para a espera de motos.

Para implantação serão utilizadas 38 placas de sinalização vertical e 1114 m2 de sinalização horizontal.

Novos Locais

Estrada de Itapecerica x Praça Riccardo Martini
Estrada de Itapecerica x Rua Paulino Vital de Moraes
Estrada de Itapecerica x Rua Humberto Morbio
Estrada de Itapecerica x Rua Agostinho Rubin
Estrada de Itapecerica, frente Terminal Capelinha
Estrada de Itapecerica x Rua Doutor Nério Nunes
Estrada de Itapecerica x Rua Francisco Costabile
Estrada de Itapecerica x Rua Barão Nicolino Barra
Estrada de Itapecerica x Rua Juan Gil
Estrada de Itapecerica x Praça dos Cartógrafos
Estrada de Itapecerica x Próximo à Rua Geraldo Beting
Estrada de Itapecerica x Rua Tereza Mouco de Oliveira
Estrada de Itapecerica x Frente Hospital Municipal do Campo Limpo
Estrada de Itapecerica x Rua Amâncio Pedro de Oliveira
Estrada de Itapecerica x Praça Cícero José Saraiva
Estrada de Itapecerica x Rua João Damasceno
Estrada de Itapecerica x Rua Luciano Silva
Estrada de Itapecerica x Rua Doutor André Brenha Ribeiro
Estrada de Itapecerica x Rua Amaro Antônio Rosa
Estrada de Itapecerica x Avenida das Belezas
Estrada de Itapecerica x Avenida Giovanni Gronchi

“Frente Segura” reduz atropelamentos em 28%

Em 54 cruzamentos, monitorados um ano antes da criação da respectiva “Frente Segura”, houve 43 atropelamentos. Após a instalação da área específica, foram 31 casos. O registro de acidentes envolvendo todos os veículos caiu de 161 para 142. Nesses casos, o número de feridos foi reduzido de 186 para 155 e os acidentes e atropelamentos envolvendo motos também caíram de 102 para 77. Não houve notificação de vítimas fatais.

Atropelamentos
Antes: 43
Depois: 31
Variação: – 28%

Acidentes com vítimas
Antes: 118
Depois: 111
Variação: – 6%

Total acidentes
Antes: 161
Depois: 142
Variação: – 12%

Desde abril de 2013, foram instalados mais de 400 “Frente Segura”. Dentre os locais onde houve a implantação podemos destacar as avenidas dos Bandeirantes, Engenheiro Caetano Álvares, Professor Francisco Morato, Radial Leste, Rebouças, Sumaré, Tancredo Neves, Liberdade e do Estado.

Critérios para definição dos locais

Os locais são escolhidos em função do volume considerável de motocicletas e bicicletas que passam nessas vias.

A iniciativa tem como objetivos:

· Proporcionar maior segurança para as motocicletas e ciclistas, diminuindo o conflito com autos no momento da largada no verde do semáforo;
· Aumentar o respeito das motos à linha de retenção e à faixa de travessia;
· Dar maior visibilidade às motos junto às travessias de pedestres;
· Diminuir o número de acidentes envolvendo motos, ciclistas e pedestres no cruzamento.

A Engenharia de Campo da CET irá acompanhar as alterações, visando melhorar as condições de trânsito e preservar a segurança de pedestres e motoristas.

Fale com a CET – Ligue 1188. Atende 24 horas por dia para informações de trânsito, ocorrências, reclamações, remoções e sugestões.

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