Saiba como usar o serviço de compartilhamento de viagens

Aplicativos de transporte individual começaram a oferecer, no fim de abril, serviço de compartilhamento de viagens. Presentes no EasyTaxi e na Uber, a nova modalidade pode dar descontos de até 60%.

O compartilhamento de corridas pelo EasyTaxi ocorre por meio da ferramenta EasyShare, que permite que até quatro passageiros dividam a mesma viagem.

  • Acompanhe o Mobilidade Sampa também nas redes sociais: estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn. Se preferir, participe dos nossos canais no WhatsApp e Telegram para receber atualizações em tempo real.
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • Para que isso aconteça, os usuários precisam obrigatoriamente colocar o endereço de destino quando solicitarem seus táxis. O valor final da corrida é dividido entre os passageiros que estiverem compartilhando o táxi.

    “Com esta ferramenta, os usuários têm a possibilidade de reduzir em mais de 60% seus gastos com táxi compartilhando o mesmo carro com outros usuários próximos a ele”, diz a empresa.

    Nesta fase inicial, o compartilhamento de corridas só é válido para pagamentos “Empresas” ou “Cartão de Crédito no App”.

    uberPOOL, para usuários dividirem viagem e conta com estranhos. (Foto: Divulgação/Uber)

    Uber

    No último dia 29 de abril, a Uber lançou em São Paulo o uberPOOL. Por ele, o passageiro aceita dividir o carro com outras pessoas que estejam indo na mesma direção. É permitido três usuários por veículo, e cada um paga o valor referente ao trecho percorrido.

    Basta optar por compartilhar o carro que a viagem sairá mais barata, mesmo que nenhum outro passageiro seja encontrado durante o trajeto.

    No caso da Uber, o rateio do carro pode deixar a viagem de 10% a 40% mais barata que um UberX, atualmente a modalidade mais econômica do aplicativo que está disponível. A corrida pode ficar até 15 minutos mais longa e o desconto é baseado em variáveis como horário, localização e trajeto.

    A Uber acredita que o uberPOOL poderá diminuir o tempo ocioso do motorista. A proposta também visa diminuir o número de carros nas ruas e a poluição atmosférica nas cidades.

    Veja como usar:

    • Ao abrir o aplicativo, escolha a opção uberX, coloque o local de partida e o local de destino
    • Clique em “definir local de partida”
    • Certifique-se que você selecionou a opção “carro compartilhado” – o preço que você vê é o preço que você pagará pelo uberPOOL
    • Clique em “solicitar POOL” e aguarde o seu carro
    • Assim que o motorista aceitar a viagem, você verá as informações dele: nome, foto e detalhes do carro
    • O uberPOOL irá encontrar outro passageiro que está indo na mesma direção que você
    • Ao final, o valor da viagem – aquele que você viu ao solicitar seu uberPOOL – será cobrado normalmente no seu cartão

    O uberPOOL já funciona em outras cidades, como as norte-americanas San Francisco, Los Angeles e Nova York, Austin, Boston, Miami, Philadelphia e Washington; as chinesas Chengdu, Guangzhou, Shangai e Shenzhen; e as europeias Londres e Paris.

    Deixe um comentário