Projeto de aerotrem é apresentado em exposição de tecnologia na China

Um grupo chinês decidiu criar um veículo bastante parecido com o aerotrem, projeto do candidato brasileiro Levy Fidelix. Apresentado pelo jornal chinês China Xinhua News, o veículo parece uma mistura de metrô com um túnel ambulante. Isso porque os passageiros entram em uma estrutura suspensa a mais de 2 metros do chão que fica sobre a rua. Assim, a parte inferior desse estranho ônibus é vazada, permitindo que carros e demais veículos do trânsito convencional passem normalmente por baixo.

Com mais de 60 metros de comprimento e 4,5 metros de altura, o meio de transporte seria uma solução bastante eficaz para o tráfego nas grandes cidades. Isso porque ele conseguiria transportar centenas de pessoas com agilidade, uma vez que não precisaria encarar engarrafamentos e nem nada do tipo. E, em conjunto com os metrôs já existentes, daria ainda mais destaque ao transporte público, tornando-o mais eficiente. Assim, mais pessoas iriam preferir usar esses modais alternativos, deixando os carros em casa e melhorando o trânsito como um todo.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • O projeto ainda não existe na prática e a demonstração feita na China é apenas de um protótipo instalado em uma maquete apresentada durante a 19ª edição da China Beijing International High-Tech Expo (CHITEC). E, dentro desse ambiente totalmente controlado, as coisas funcionaram perfeitamente. Porém, na prática, esse tipo de projeto exigira um pouco mais de trabalho, tanto na construção das rotas para alocar o aerotrem quanto na própria organização das linhas. Como é possível perceber, o funcionamento desses veículos seguiria uma lógica bem parecida com o que acontece com um metrô e nós bem sabemos que nem mesmo esse modelo é infalível.

    Porém, um ponto que chama a atenção dentro da proposta chinesa é que esse híbrido de ônibus, metrô e túnel é totalmente movido a eletricidade, o que faz com que ele também seja uma alternativa “verde” às grandes cidades, que gastam milhões em busca de fontes sustentáveis para o transporte público para diminuir a emissão de carbono na atmosfera.

    Via: China Xinhua News (Facebook)

    Fonte: Canal Tech

  • Siga o Mobilidade Sampa também nas seguintes redes sociais: estamos no ThreadsBlueskyLinkedIn
  • Deixe um comentário