Falha em trem prejudica passageiros da Linha 9-Esmeralda da CPTM

Os trens da linha 9-Esmeralda da CPTM circularam com muitos problemas na noite desta segunda-feira (23). Por volta de 18h uma falha em um trem entre as estações Granja Julieta e Santo Amaro da Linha 9-Esmeralda, provocou intervalos maiores e redução de velocidade entre as estações Osasco e Grajaú.

Os passageiros caminharam pelos trilhos para conseguir chegar até a estação mais próxima, por volta das 19h30 ainda havia passageiros caminhando pela via.

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  • Em diversas estações da linha 9, como por exemplo as estações Pinheiros e Santo Amaro, a lotação ficou anormal.

    Após às 20h a CPTM informava no aplicativo e site que a circulação dos trens “estava normalizada”, porém não era verdade. O trem quebrado entre as estações Santo Amaro e Granja Julieta ainda não havia sido removido da via e os intervalos estavam hiper maiores em toda a linha 9 e assim continuou até o final da operação à 0h00.

    Opinião

    Frio… Chuva… e “aguardando liberação do trecho à frente”… frase que todo mundo gosta de ouvir quando estamos em uma viagem dentro de um trem. Isso tem sido enfadonho para quem está na Linha9-Esmeralda da CPTM. A Linha 9-Esmeralda, cobre o trecho entre as estações Grajaú e Osasco, fazendo conexão em Santo Amaro com a Linha 5-Lilás do Metrô e (que opera em velocidade reduzida devido às chuvas), em Pinheiros com a Linha 4-Amarela do Metrô e em Presidente Altino e Osasco, com a Linha 8-Diamante da CPTM, totalizando quase 33 km, transportando quase 235.427 passageiros por dia.

    Nesta segunda-feira (23), em torno de 18h, um trem sentido Grajaú apresentou falha ao sair da Estação Granja Julieta, próximo à Estação Santo Amaro. Passageiros, desceram na via, acompanhados por funcionários da CPTM. Todo esse processo gerou atrasos e hiper lotações. Segundo a CPTM, após duas horas a circulação foi reestabelecida, passando de “operação paralisada” para “operação normal”. Em torno de 23h, a circulação “normal” da CPTM ainda estava com falhas. Nossa equipe, estava no trecho entre Morumbi e Santo Amaro, gastou aproximadamente 35 minutos, trecho esse que o período comum não excede 7 minutos.

    Ainda nas últimas horas da operação (23h30), os trens da Linha 9-Esmeralda circulavam por via única, entre as estações Granja Julieta e Socorro. Dois passageiros prestaram entrevista falando que saíram de Osasco, gastando quase 2 horas para tentar chegar ao seu destino. O trecho entre Osasco e Grajaú calcula-se fazer em média de 45 minutos e a composição que apresentou falha ainda não havia sido retirada.

    Hoje (24/4), após 12 horas do ocorrido, ainda há retaliação da falha de ontem. Passageiros ainda reclamam do tempo gasto para transpassar o trecho no qual a falha ainda não foi solucionada. Lembrando que o horário de funcionamento da CPTM é das 04h às 00h. Nesse período, são realizadas manutenções periódicas no trecho. Estranho isso né? Mas enfim. Fique atento em nossas páginas no Facebook, mandando mais informações, estamos ajudando você sempre!

    * Atualização: 24/04 às 08h15

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