Faixas de Pedestres Diagonais passam a receber fundo na cor verde

Em continuidade às ações voltadas ao aumento da segurança do sistema viário, a Secretaria Municipal de Transportes, através da Companhia de Engenharia de Tráfego – CET, começou a alterar no último sábado (30/04) a cor de fundo nas travessias de pedestres diagonais (em “X”), removendo a cor azul e inserindo a cor verde.

A mudança vêm atender a determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) referente à cor de fundo verde nas faixas de travessias diagonais, padronizado nacionalmente. Os primeiros cruzamentos que receberam a alteração foram do Viaduto do Chá com a Rua Coronel Xavier de Toledo e da Rua Riachuelo com a Rua Cristóvão Colombo. Além destes, outros 5 cruzamentos serão contemplados com a alteração na cor de fundo.

Inspirada nos modelos de Tóquio, a partir dos quais são estabelecidos parâmetros e feitas as devidas avaliações, a primeira faixa de pedestres diagonal (em “X”) foi inaugurada na cidade em dezembro de 2014. Elas visam facilitar a vida dos pedestres que, ao invés de efetuarem a travessia em duas etapas distintas (uma via por vez) para atingir a esquina oposta, pode realizar em uma única vez. Os usuários com desejo de alcançar as calçadas das diagonais tem ganho no tempo de travessia em comparação com a travessia ortogonais, em duas etapas.

Deixe um comentário