Conheça o ponto de ônibus mais antigo de São Paulo

290
Ônibus municipais atendimento
Foto: Divulgação

Ao lado de uma banca de jornal, na singela e verde Praça Coronel Cipriano de Morais, que separa a Rua Tonelero e a Avenida Ricardo Medina Filho, na Vila Ipojuca, zona oeste de São Paulo, se destaca o mais antigo entre os 6,5 mil pontos de ônibus espalhados pela capital paulista.

De arquitetura completamente diferente da dos atuais abrigos espalhados pela cidade, a cobertura – sustentada por seis pilares com formato semelhante a um “V”, de cor creme e com um “teto” de vermelho chamativo – não possui sequer bancos, muito menos os luminosos painéis de publicidade presentes em alguns dos pontos paulistanos, mesmo assim mantém seu charme vintage.

Segundo a SPObras, empresa da Prefeitura de São Paulo, responsável, entre outras atribuições, por fiscalizar abrigos e pontos de ônibus da cidade, a estrutura foi construída pela antiga Companhia Municipal de Transportes Coletivos (CMTC) – substituída pela SPTrans em 1995 -, “quando era típico esse modelo”.

Ainda de acordo com a empresa, ao longo dos anos os modelos de abrigos foram mudando e começaram a ser trocados e demolidos na década de 1970.

Foto: Daniel Fernandes/Band

Não há informações sobre o motivo de o abrigo na praça ter sido mantido desde essa época. Segundo a SPObras, quando os pontos que atualmente estão instalados na cidade passaram a ser colocados, em fevereiro de 2013, moradores da região pediram que a estrutura fosse mantida.

Uma vistoria foi feita e detectou que o abrigo – que atende as linhas 809L (Campo Limpo-Lapa) e 847P (Pirituba-Itaim Bibi) – estava em boas condições. A subprefeitura da Lapa foi então acionada para fazer a limpeza, pintura e conservação da estrutura, que segue até hoje no local, renovada e chamando a atenção de quem passa por ali.

Segundo a SPTrans, além do ponto na Praça Coronel Cipriano de Morais, outros abrigos antigos podem ser encontrados em São Paulo. Um deles fica na Avenida Aricanduva, na zona leste, e na Praça 14 Bis, no centro da capital paulista.

Fonte: Band

Deixe seu comentário

comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here