Primeiro tatuzão da Linha 6-Laranja a caminho do Brasil

Um dos equipamentos mais importantes e famosos na construção de uma linha de metrô subterrânea é conhecido como tatuzão – ou shield. Na construção da Linha 6-Laranja serão empregados dois shields. O primeiro deles já está pronto e está a caminho do Brasil. O equipamento, com tecnologia francesa, tem 10,6 metros de diâmetro e foi fabricado na China.

Partindo do porto chinês de Bayucan, o shield chegará ao Brasil pelo Porto de São Sebastião até o final do primeiro semestre deste ano. O ponto de partida dos tatuzões será o VSE Tietê, já em construção na Freguesia do Ó. Um partirá em direção à Brasilândia; o segundo seguirá em direção à estação São Joaquim passando por baixo do rio Tietê.

  • Acompanhe o Mobilidade Sampa também nas redes sociais: estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn. Se preferir, participe dos nossos canais no WhatsApp e Telegram para receber atualizações em tempo real.
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • Sobre a Concessionária

    A Concessionária Move São Paulo é a empresa responsável pela construção, operação e manutenção da Linha 6, que ligará a região noroeste da cidade ao centro (Brasilândia – São Joaquim). Com 15 estações e 15,3 km, a nova linha vai transportar mais de 633 mil pessoas por dia e criará mais pontos de integração na rede metroferroviária e facilitará o acesso às diferentes oportunidades que a cidade oferece nas áreas de lazer, cultura, educação e trabalho.

    Sobre o Consórcio Construtor

    Contratado pela Concessionária Move São Paulo, o consórcio Expresso Linha 6 é responsável pela construção da Linha 6-Laranja do Metrô é formado pelas construtoras Norberto Odebrecht, Queiroz Galvão e Constran.

    Deixe um comentário