Prefeitura de Guarulhos informa que fez repasse às empresas e não é responsável pela greve de ônibus

226
Foto: Guarulhos Web

A Prefeitura de Guarulhos descarta que a greve de motoristas e cobradores das empresas de transportes, deflagrada nesta sexta-feira, pela falta de pagamento de salários, tenha qualquer relação com a falta de repasse do subsídio das empresas que atuam no sistema de transporte público – Guarulhos, Vila Galvão e Campo dos Ouros. De acordo com a administração municipal, sem revelar quanto, os valores referentes ao mês de Março já foram creditados aos prestadores deste serviço no município.

A reportagem do portal Guarulhos Web apurou que o orçamento previsto pela administração para subsidiar o sistema de transporte público operado por empresas de ônibus neste ano é de R$ 35 milhões. Ou seja, seriam destinados quase R$ 3 milhões por mês para custear as operações. No entanto, o valor recepcionado pelas empresas pode haver diferença, já que o cálculo é baseado no número de linhas de cada uma e passageiros transportados dentro do período compreendido.

A paralisação dos motoristas e cobradores nesta sexta-feira, 8, atingiu as empresas de ônibus municipais: Vila Galvão, Viação Urbana Guarulhos e Viação Campo dos Ouros e as intermunicipais: Viação Atual e Vila Galvão. A Prefeitura de Guarulhos garante que a informação de que a greve ocorreu devido ao não repasse do subsídio referente aos valores arrecadados com o Bilhete Único não procede. Os repasses estão em dia e acontecem sempre na segunda semana do mês.

Como alternativa, a Prefeitura de Guarulhos informa que montou um esquema especial com micro-ônibus que prestam serviços em Guarulhos para minimizar os problema causados pela paralisação. No entanto, a opção está se demonstrando insuficiente para dar conta da demanda. São 300 micro-ônibus que estão transportando os passageiros dos bairros para a região central da cidade. A Secretaria de Transportes e Trânsito está fazendo o acompanhamento em tempo real.

A Prefeitura de Guarulhos informa que cerca de 540 mil pessoas utilizam o transporte público municipal na cidade por dia. O sistema de concessão é composto de 600 ônibus.

* Atualização: 11h26

Leia também:

Fim da greve de motoristas em Guarulhos determina volta de linhas da EMTU

Empresas pagam salários e greve de ônibus em Guarulhos é encerrada

Sem alternativas, passageiros dependem de caronas, micro-ônibus e intermunicipais em Guarulhos

Greve de motoristas e cobradores de ônibus prejudica passageiros em Guarulhos

* Com informações do portal Guarulhos Web

Deixe seu comentário

comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here