20.7 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

Linhas da CPTM circulam com intervalos maiores nesta segunda-feira

A Linha 11-Coral da CPTM está operando com uma quantidade menor de trens nesta segunda-feira (18). Os intervalos estão maiores entre as estações Estudantes e Guaianases desde às 05h00, aproximadamente 12 minutos, devido à problemas técnicos no sistema de energia. Na estação Braz Cubas às 05h33 veio uma composição série 4400 cheia sem local para sentar, o que é raro acontecer, segundo o relato de um passageiro.

Nove composições costumam fazer o trajeto no horário de pico da manhã, porém, devido a um furto de cabos e um incêndio na subestação na região da estação Calmon Viana que aconteceu na semana passada, apenas sete composições estão circulando. A medida foi tomada para não sobrecarregar o sistema de energia. Na subestação foram feitos apenas reparos emergenciais para os trens poderem circular no trecho entre as estações Estudantes e Guaianases.

Quatro composições da série 7000 que geralmente circulam na linha 12-Safira estão circulando na extensão da linha 11. E somente três composições da série 4400 estão circulando na extensão da linha 11 e o restante das composições série 4400 estão circulando na linha 12. A subestação de Calmon Viana suporta somente sete composições, as composições série 7000 foram colocadas temporariamente na linha 11 porque possuem oito carros e cabe mais passageiros.

Como ainda não terminaram os reparos na subestação, não há previsão para que o problema no sistema de energia se normalize.

Viagens diretas do Expresso Estudantes-Luz

Vários passageiros relataram nesta manhã que não estão tendo as composições diretas que fazem as viagens do Expresso (Estudantes-Luz). Procuramos a CPTM pra esclarecer se por causa do problema no sistema de energia as viagens do Expresso (Estudantes-Luz) ficarão suspensas até repararem, o seguinte comunicado foi emitido:

“As viagens expressas (Estudantes-Luz) na Linha 11-Coral são viagens complementares, e podem ocorrer ou não, a depender das condições e possibilidades operacionais da linha. Após a resolução de tal ocorrência na Linha 11-Coral, as equipes do Centro de Controle Operacional irão avaliar as possibilidades de realização dessas viagens.”

Linha 12-Safira

Por volta de 06h30 uma composição apresentou defeito na estação Manoel Feio e os trens da linha 12 passaram a circular com intervalos maiores entre as estações Brás e Calmon Viana.

Nas estações Jardim Romano, Itaquaquecetuba e Manoel Feio a lotação estava acima da média e a partida dos trens, sentido Brás, estavam bastante demoradas. A situação começou a se normalizar na linha 12 após às 8h, após o problema ter sido resolvido.

Linha 7-Rubi

Serviços de manutenção que estão acontecendo nos dias úteis na região da estação Baltazar Fidélis, prejudicam a viagem dos passageiros da linha-7 Rubi, entre as estações Caieiras e Francisco Morato, desde às 9h50. Geralmente esses serviços estão acontecendo até por volta das 16h.

Linha 10-Turquesa

Por volta de 11h uma falha em um equipamento de via gerou intervalos maiores e redução de velocidade na linha 10-Turquesa, entre as estações Brás e Rio Grande da Serra.

Passageiros relataram através do Twitter, que havia maior tempo de parada dos trens nas plataformas, sentido Brás, a todo momento anunciavam “aguardando liberação do CCO”. Entre as estações Ipiranga e Mooca um trem chegou a ficar parado por 25 minutos, além disso uma composição foi recolhida na estação Ipiranga.

Após a falha ser solucionada, a circulação dos trens entrou em processo de normalização, após às 13h.

* Atualização: 16h05

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS