A Linha 11-Coral da CPTM está operando com uma quantidade menor de trens nesta segunda-feira (18). Os intervalos estão maiores entre as estações Estudantes e Guaianases desde às 05h00, aproximadamente 12 minutos, devido à problemas técnicos no sistema de energia. Na estação Braz Cubas às 05h33 veio uma composição série 4400 cheia sem local para sentar, o que é raro acontecer, segundo o relato de um passageiro.
Nove composições costumam fazer o trajeto no horário de pico da manhã, porém, devido a um furto de cabos e um incêndio na subestação na região da estação Calmon Viana que aconteceu na semana passada, apenas sete composições estão circulando. A medida foi tomada para não sobrecarregar o sistema de energia. Na subestação foram feitos apenas reparos emergenciais para os trens poderem circular no trecho entre as estações Estudantes e Guaianases.
Quatro composições da série 7000 que geralmente circulam na linha 12-Safira estão circulando na extensão da linha 11. E somente três composições da série 4400 estão circulando na extensão da linha 11 e o restante das composições série 4400 estão circulando na linha 12. A subestação de Calmon Viana suporta somente sete composições, as composições série 7000 foram colocadas temporariamente na linha 11 porque possuem oito carros e cabe mais passageiros.
Como ainda não terminaram os reparos na subestação, não há previsão para que o problema no sistema de energia se normalize.
Viagens diretas do Expresso Estudantes-Luz
Vários passageiros relataram nesta manhã que não estão tendo as composições diretas que fazem as viagens do Expresso (Estudantes-Luz). Procuramos a CPTM pra esclarecer se por causa do problema no sistema de energia as viagens do Expresso (Estudantes-Luz) ficarão suspensas até repararem, o seguinte comunicado foi emitido:
“As viagens expressas (Estudantes-Luz) na Linha 11-Coral são viagens complementares, e podem ocorrer ou não, a depender das condições e possibilidades operacionais da linha. Após a resolução de tal ocorrência na Linha 11-Coral, as equipes do Centro de Controle Operacional irão avaliar as possibilidades de realização dessas viagens.”
Linha 12-Safira
Por volta de 06h30 uma composição apresentou defeito na estação Manoel Feio e os trens da linha 12 passaram a circular com intervalos maiores entre as estações Brás e Calmon Viana.
Nas estações Jardim Romano, Itaquaquecetuba e Manoel Feio a lotação estava acima da média e a partida dos trens, sentido Brás, estavam bastante demoradas. A situação começou a se normalizar na linha 12 após às 8h, após o problema ter sido resolvido.
Linha 7-Rubi
Serviços de manutenção que estão acontecendo nos dias úteis na região da estação Baltazar Fidélis, prejudicam a viagem dos passageiros da linha-7 Rubi, entre as estações Caieiras e Francisco Morato, desde às 9h50. Geralmente esses serviços estão acontecendo até por volta das 16h.
Linha 10-Turquesa
Por volta de 11h uma falha em um equipamento de via gerou intervalos maiores e redução de velocidade na linha 10-Turquesa, entre as estações Brás e Rio Grande da Serra.
Passageiros relataram através do Twitter, que havia maior tempo de parada dos trens nas plataformas, sentido Brás, a todo momento anunciavam “aguardando liberação do CCO”. Entre as estações Ipiranga e Mooca um trem chegou a ficar parado por 25 minutos, além disso uma composição foi recolhida na estação Ipiranga.
Após a falha ser solucionada, a circulação dos trens entrou em processo de normalização, após às 13h.
Falha! Maquinista anunciou interferência na via. Partindo de São Caetano, sentido Brás, com redução de velocidade. pic.twitter.com/mn9LFK3WbL
— Linha 10-Turquesa (@Linha10_CPTM) April 18, 2016
* Atualização: 16h05