Em nota de convocação aos funcionários da CPTM, os sindicatos (Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de São Paulo, Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Sorocabana e Sindicato dos Ferroviários da Central do Brasil) realizarão assembleia no dia 14/04, quinta-feira, para analisar as propostas oferecidas pela CPTM do acordo coletivo 2016/2017.
Na assembleia serão discutidos:
1. Análise da proposta para o Acordo Coletivo de Trabalho-2016/2017, a ser apresentada pela CPTM;
2. Na hipótese de rejeição da proposta, votação sobre a decretação de greve (Lei 7.783/89) e/ou suscitar o Dissídio Coletivo, bem como as ações a serem tomadas na sequência do processo negocial;
3. Declarar a Assembleia aberta para as tratativas necessárias às negociações pertinentes ao Acordo Coletivo, até a sua conclusão e assinatura;
Houveram muitas reuniões sem acordo, onde apesar dos números positivos, a empresa fala em “situação ruim”.
O prazo para apresentação da proposta da CPTM encerrou no dia 11/04, mas a empresa enviou uma nota ao sindicato solicitando prorrogação de mais 2 dias (até 13/04), pois está em negociação com o Governo do Estado.
Procurado, o Sindicato de São Paulo comentou sobre a assembleia a ser realizada:
“Serão discutidos na assembleia a proposta do acordo coletivo, e também será colocado sobre a paralisação caso não haja acordo. Mas não será de imediato a paralisação, pois a justiça não deixa fazer greve assim. Caso seja rejeitado o acordo e for definido greve, irá ser definido a data, pois tem que ter tempo de avisar a população, fazer cartazes, entre outras coisas.”
Local das assembleias:
Sindicato de São Paulo: na sede central, Praça Alfredo Issa, 20º andar – Luz
Sindicato da Sorocabana: local a definir
Sindicato da Central do Brasil: Rua Doutor Almeida Lima, 358 – Brás
Sindicato dos Engenheiros: dia 15/04/2016, às 12h, na Associação dos Engenheiros
O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de São Paulo representa os funcionários das linhas 7-Rubi e 10-Turquesa, o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Sorocabana representa os funcionários das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda e o Sindicato dos Ferroviários da Central do Brasil representa os funcionários das linhas 11-Coral e 12-Safira.