Em entrevista, Geraldo Alckmin fala sobre as obras do Metrô e da CPTM

561

Nesta quinta-feira (14/04) o governador Geraldo Alckmin concedeu entrevista ao programa Pânico da Rádio Jovem Pan FM e um dos temas abordados foram as obras das futuras linhas do Metrô e da CPTM.

Linha 4-Amarela

O Consórcio Isolux abandonou a obra em 2015 e o Governo do Estado teve que relicitar, pois o consórcio entrou em crise. Ganhou o consórcio formado pela Construcap e outras empresas, as obras devem ser retomadas no máximo até Junho. Em 9 meses será entregue a estação Higienópolis-Mackenzie, em 12 meses a estação Oscar Freire, em 18 meses a estação São Paulo-Morumbi e em 2 anos e meio no máximo a estação e terminal Vila Sônia. É uma obra financiada pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

Linha 17-Ouro

Há atualmente 440 trabalhadores na obra. Um dos consórcios havia parado a obra de algumas estações e o Governo do Estado chamou a segunda colocada na licitação para retormar as obras. No começo de maio serão retomadas as obras de três estações e depois no final de maio será retomada a obra do pátio Água Espraiada.

A Linha 17 vai ligar o Jardim Aeroporto, passando pelo Brooklin Paulista até a estação Morumbi na Marginal Pinheiros.

Linha 13-Jade

A Linha 13-Jade da CPTM vai ligar a estação Engenheiro Goulart da linha 12-Safira ao Aeroporto de Cumbica. “Pela linha 13 você vê a obra andando bem em Guarulhos.”

“Os dois aeroportos paulistas, Guarulhos e Congonhas serão interligados pelo sistema metroferroviário.”

Linha 15-Prata

“Em 2017 entregaremos a linha 15-Prata do monotrilho até Sapopemba e região da Fazenda da Juta.”

Linha 5-Lilás

“A linha 5-Lilás tem o maior shield (tatuzão) do mundo, que vai ligar a estação Adolfo Pinheiro até a Chácara Klabin da Linha 2-Verde.” O shield tem 1.500 toneladas, foi feito na Alemanha e tem 10,5 m de comprimento. “Em 2017 pretendemos entregar 10 estações ligando Santo amaro até a Chácara Klabin, passando por AACD Servidor, Hospital São Paulo.” A obra tem 5.400 trabalhadores.

Conclusões

“Vou entregar no meu mandato a linha 4-Amarela com mais 3 estações, a linha 5-Lilás inteira, a linha 15-Prata do monotrilho para a Zona Leste, a linha 17-Ouro do monotrilho em 2018, a linha 13-Jade e entrego também a extensão da linha 9-Esmeralda até Varginha, próximo de Parelheiros.”

“Deixo em obras a linha 6-Laranja que ligará a Brasilândia, passando pelas universidades, até a estação São Joaquim da Linha 1-Azul, tem 8.000 pessoas trabalhando.”

“O VLT da Baixada Santista da EMTU, liga Santos a São Vicente, e depois irá até a Praia Grande.”

Deixe seu comentário