19.7 C
São Paulo
sexta-feira, março 29, 2024

CPTM cria campanha nas redes sociais para falar da gripe H1N1 e do mosquito Aedes Aegypti

Este ano a gripe – especialmente a causada pelo vírus Influenza A (H1N1) – chegou mais cedo ao Brasil. Para conscientizar os usuários sobre a importância da prevenção, a CPTM lançará nesta segunda-feira, dia 11, a nova campanha intitulada “O melhor antivírus é a prevenção”, que chama a atenção para o assunto de maneira clara e didática.

A principal forma de evitar o contágio é a higienização, através de medidas simples tais como: lavar as mãos frequentemente, utilizar lenço descartável para limpar o nariz, não compartilhar objetos de uso pessoal (talheres, pratos, copos ou garrafas), manter os ambientes bem ventilados, evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe e cobrir o nariz ao tossir, além de espirrar usando a área interna entre o braço e o antebraço, onde fica o cotovelo.

A vacinação para a população na rede pública também começará nesta segunda-feira, dia 11. Neste ano, há duas vacinas em circulação: a trivalente e a tetravalente ou quadrivalente. A primeira protege contra as influenzas A (H1N1), A (H3N2) e Influenza B (subtipo Brisbane). A Tetravalente abrange as gripes A (H1N1), A (H3N2) e dois vírus Influenza B (subtipos Brisbane e Phuket).

Popularmente chamada de gripe suína, a doença é provocada pelo vírus H1N1, uma combinação de segmentos genéticos do vírus humano da gripe, do vírus da gripe aviária e do vírus da gripe suína.

A pessoa infectada apresenta febre alta, acima de 38 ou 39 graus, de início repentino, dores musculares, de cabeça, garganta e nas articulações, além de irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e inapetência (falta de apetite). Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarreia. O contágio é feito por meio de objetos contaminados e de pessoa para pessoa, por via aérea ou através de partículas de saliva e de secreções das vias respiratórias.

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, até o dia 4 de abril deste ano, o Brasil registrou 71 mortes por complicações decorrentes do vírus da Gripe A (H1N1), deste total, 55 foram no estado de São Paulo.

Aedes Aegypti: a campanha também visa a prevenção de três doenças transmitidas pelo mosquito: Dengue, Zika e Chikungunya. A única forma de evitá-las é combatendo o Aedes Aegypti, por meio da eliminação de criadouros nas residências, nos locais de trabalho e em áreas públicas. Uma tarefa de toda a sociedade.

Nesta luta são indicados cuidados básicos como: manter caixas-d’água sempre cobertas; não deixar a água parada; colocar areia nos vasinhos de plantas e cobrir pneus e outros locais que possam gerar acumulo de água.

Sintomas: a chikungunya causa dores nas articulações, o que dificulta a mobilidade do doente. Já a zika tem sintomas que muitas vezes são imperceptíveis, mas que, suspeita-se, podem provocar microcefalia nos bebês durante a gestação. Considerada a mais perigosa das três doenças, a dengue pode causar hemorragia e levar à morte.

Os três casos podem apresentar sintomas em comum, como febre, dores e manchas vermelhas pelo corpo, dificultando o diagnóstico. Para informações a respeito das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e sobre o calendário de vacinação contra gripe acesse o site da Secretaria de Estado da Saúde​. Além disso, confira a campanha na fanpage da CPTM e compartilhe as dicas de prevenção

Limpeza nos Trens

Na CPTM todos os trens passam por limpeza geral diária, no período noturno ou nos horários de menor movimento, quando as composições são recolhidas para manutenção. Além de toda a parte externa, os serviços de limpeza interno compreendem higienização dos tetos, bancos, estribos, toda a parte metalizada, borrachas de vedação, pega-mãos, portas, piso, cabines e todos os itens internos das composições. Essa limpeza é realizada com produtos sanitários adequados para a desinfecção, entre eles detergentes em gel ou líquido, produtos que contém álcool e removedores, entre outros. Ao término de cada viagem, também é feita limpeza para remoção de detritos deixados nos vagões.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS