19.5 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

Campinas tem o melhor aeroporto, diz pesquisa

O aeroporto de Viracopos, em Campinas, em São Paulo, foi eleito o melhor do país em pesquisa com passageiros dos 15 maiores aeroportos do país realizada no primeiro trimestre de 2016 pela Secretaria de Aviação Civil. O mais mal avaliado foi o aeroporto de Cuiabá, no Mato Grosso.

Veja abaixo o ranking completo com as respectivas notas gerais de satisfação do passageiro (de 1 a 5) em cada aeroporto:

1. Campinas: 4,64
2. Curitiba: 4,51
3. Guarulhos: 4,44
4. Fortaleza: 4,37
5. Recife: 4,35
6. Natal: 4,33
7. Manaus: 4,33
8. Brasília: 4,22
9. Santos Dumont (Rio de Janeiro): 4,18
10. Porto Alegre: 4,17
11. Confins (Minas Gerais): 4,13
12. Congonhas (São Paulo): 4,12
13. Galeão (Rio): 3,92
14. Salvador: 3,71
15. Cuiabá: 3,29

A pesquisa ouviu 13.830 passageiros que passaram pelos aeroportos entre janeiro e março de 2016. Desse total, 8.776 passageiros eram de voos domésticos e 5.054 de voos internacionais.

Parte dos 15 aeroportos está sob administração privada (como o próprio aeroporto de Viracopos) e outros são operados pela estatal Infraero (caso do aeroporto de Cuiabá).

Maior nota

Os passageiros avaliam na pesquisa 38 itens e serviços do aeroporto, como tempo de espera em fila de check-in e na restituição de bagagem, limpeza dos banheiros e preço da comida vendida dentro do terminal.

Para cada um desses itens, a pessoa dá notas de 1 a 5. E, com base nelas, a Secretaria de Aviação Civil atribui uma nota média para os aeroportos.

No estudo mais recente, que o governo divulga nesta sexta-feira, dia 29 de abril, o aeroporto de Viracopos, em Campinas, recebeu uma nota 4,64 e foi o mais bem avaliado. Essa foi, segundo a Secretaria de Aviação Civil, a maior nota já alcançada por um aeroporto na pesquisa trimestral, que teve início em 2013.

Os cinco itens sobre os quais os entrevistados demonstraram maior satisfação no aeroporto de Viracopos foram: tempo de fila no check-in, cordialidade dos funcionários da imigração, tempo de fila na imigração, cordialidade dos funcionários da aduana e cordialidade dos funcionários da emigração.

Em 23 de abril – após a realização da pesquisa -, o aeroporto inaugurou um novo terminal, que tem capacidade para atender 25 milhões de passageiros por ano.

O aeroporto de Viracopos foi concedido à iniciativa privada em 2012, na mesma época que os aeroportos de Guarulhos e Brasília.

Cuiabá

De acordo com a pesquisa, o aeroporto de Cuiabá recebeu nota 3,29, a mais baixa entre os 15. Os cinco itens sobre os quais os entrevistados demonstraram menor satisfação em Cuiabá foram: custo-benefício do estacionamento, custo-benefício dos produtos de lanchonetes e restaurantes, qualidade da internet, quantidade de estabelecimentos comerciais e custo-benefício dos produtos comerciais.

A Infraero, responsável pela administração do aeroporto de Cuiabá, informou que as obras de reforma e ampliação foram retomadas em outubro.

“Com a conclusão dos trabalhos, o terminal de passageiros passará dos atuais 8,5 mil m² para 14,5 mil m², ampliando sua capacidade de 2,5 milhões de passageiros/ano para 5,7 milhões de embarques e desembarques/ano. Após a reforma, o terminal contará com um moderno sistema de ar condicionado e pontes de embarque”, informou a Infraero.

A estatal disse, ainda, que “todas as avaliações são importantes para aprimorar os processos existentes no aeroporto” e informou que vai analisar os resultados da pesquisa.

Ranking

Atrás do aeroporto de Viracopos, ficaram os aeroportos de Curitiba – que ocupava o posto de melhor aeroporto na pesquisa anterior -, Guarulhos, Fortaleza e Recife.

A pesquisa aponta, ainda, que a satisfação geral dos passageiros bateu recorde e ficou em 86%.

Essa é a parcela de entrevistados que classificou os serviços aeroportuários brasileiros como “bons” ou “muito bons” nesses 15 maiores aeroportos, que movimentam 80% do fluxo de passageiros no país.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS