3 em cada 4 multas de avanço de sinal são aplicadas de madrugada

A Prefeitura de São Paulo contabilizou 246.453 multas em 2015 somente por avanço do sinal vermelho (por fiscalização eletrônica). O desrespeito ao semáforo, no entanto, é expressivamente maior de madrugada do que no período da manhã na cidade de São Paulo. De acordo com dados do portal Mobilidade Segura, o número de multas durante a noite, no ano passado, foi três vezes maior do que durante o dia — entre 21h e 5h foram aplicadas 185.373 multas enquanto das 6h às 20h o número fica em 61.080.

O problema não é novo e os números só cresceram nos últimos anos. Em 2013, entre 21h e 5h, as multas ficaram em 8.609, passaram para 27.485 em 2014 e saltaram para mais de 185 mil em 2015 e muitos motoristas que circulam de madrugada pela capital não respeitam o sinal vermelho com receio de assaltos ou abordagens nos semáforos.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • Por outro lado, mesmo com fluxo menor de veículos e de pedestres, neste horário há também registro de acidentes graves e atropelamentos.

    A multa por avançar o sinal vermelho é gravíssima, custa R$ 191,54 e o motorista perde sete pontos na carteira de habilitação. Em três anos, foram 304.045 infrações do tipo (registradas por fiscalização eletrônica) na cidade.

    Sobre o aumento do número de multas na capital, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) informou que isso “ocorre porque houve um aumento na fiscalização do trânsito e de desrespeito dos condutores às leis de trânsito. Pesquisa recente mostrou que a maioria dos acidentes foi provocada ou teve a participação de motoristas habitualmente multados por excesso de velocidade ou por avançar o sinal vermelho”.

    * Com informações do portal R7

  • Siga o Mobilidade Sampa também nas seguintes redes sociais: estamos no ThreadsBlueskyLinkedIn
  • Deixe um comentário