19.7 C
São Paulo
sexta-feira, março 29, 2024

Passageiros especiais de Votorantim receberão as primeiras carteiras de gratuidade no transporte metropolitano

A partir do final de março, pessoas com deficiência de Votorantim também poderão utilizar gratuitamente o transporte metropolitano entre as cidades que compõe a região de Sorocaba. A EMTU/SP, empresa do Governo do Estado, por meio do Departamento de Atendimento ao Passageiro Especial, e a Prefeitura Municipal de Votorantim entregam no dia 31/03 as 150 primeiras carteiras de Identificação do Passageiro Especial – CIPES da cidade.

O evento será realizado no Teatro Municipal Francisco Beranger a partir das 14 horas e faz parte de uma série de entregas do benefício aos passageiros especiais da Região Metropolitana de Sorocaba. Além dos beneficiados e seus acompanhantes, estão confirmadas as presenças do Prefeito de Votorantim, Erinaldo Alves da Silva, da primeira dama, da secretária de Saúde e do presidente da EMTU/SP, Joaquim Lopes.

A iniciativa permite aos passageiros especiais a locomoção nos 26 municípios da região com uma única carteirinha, que servirá para embarque em todas as linhas metropolitanas.

A Carteira de Identificação do Passageiro Especial – CIPES garante a isenção do pagamento da tarifa nas linhas de ônibus metropolitanas, conforme Resolução Conjunta das Secretarias de Estado dos Transportes Metropolitanos e de Saúde SS/STM nº 03. A carteira é emitida somente aos que se enquadram nas categorias de deficiências físicas, visual, mental e auditiva, que tenham sua capacidade laborativa comprometida.

Para obter a CIPES, o usuário deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu município, cadastrada no sistema. As informações podem ser obtidas no site www.emtu.sp.gov.br no link “Passageiro Especial”.

ATENDIMENTO MÓVEL

Para a Região Metropolitana de Sorocaba a EMTU/SP vai disponibilizar, de forma exclusiva, uma unidade do CAPES Móvel, veículo que circulará pela região com técnicos da empresa capacitados a fornecer informações sobre a concessão da gratuidade às pessoas com deficiência no transporte público intermunicipal.

Lançado em junho de 2014, o CAPES Móvel já percorreu 70 municípios de quatro Regiões Metropolitanas do Estado (São Paulo, Baixada Santista, Campinas, Vale do Paraíba/Litoral Norte) antes de chegar a Sorocaba.

CAPES nas regiões metropolitanas de São Paulo

O Departamento de Atendimento ao Passageiro Especial – DPE é responsável pelo gerenciamento das concessões do benefício de isenção tarifária, coordenando os Centros de Atendimento ao Passageiro Especial – CAPEs.

O Centro de Atendimento ao Passageiro Especial, que emite a CIPES, funciona desde setembro de 2000 na Região Metropolitana de São Paulo. Já emitiu mais de 410 mil Carteiras de isenção de pagamento de passagens e desse total mais de 100 mil estão ativas, com uso constante nas quatro regiões metropolitanas. São 79 mil carteirinhas na Grande São Paulo, cerca de 6 mil carteirinhas na Região de Campinas, outras 5 mil no Vale do Paraíba / Litoral Norte e mais de 32 mil carteirinhas na Região Metropolitana da Baixada Santista.

A unidade pioneira, o CAPES São Paulo, localizada no bairro do Jabaquara, na capital, tem capacidade para 450 atendimentos/dia. Em Campinas o serviço foi implantado em janeiro de 2009 com capacidade de 100 atendimentos por dia. A unidade está localizada na Rua Lix da Cunha, 101, Bonfim.

Serviço:
Dia 31 de Março, 14h
Teatro Municipal Francisco Beranger – Avenida Vereador Newton Vieira Soares, 291 – Centro, Votorantim – SP

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS