Passageiros especiais de Votorantim recebem as primeiras carteiras de gratuidade no transporte metropolitano

A partir desta quinta-feira, 31 de março, pessoas com deficiência de Votorantim também poderão utilizar gratuitamente o transporte metropolitano entre as cidades que compõe a região de Sorocaba. A EMTU/SP, empresa do Governo do Estado, por meio do Departamento de Atendimento ao Passageiro Especial – DPE, e a Prefeitura Municipal de Votorantim entregaram hoje (31) as 150 primeiras carteiras de Identificação do Passageiro Especial – CIPES da cidade.

O evento, realizado no Teatro Municipal Francisco Beranger, faz parte de uma série de entregas do benefício aos passageiros especiais da Região Metropolitana de Sorocaba. A iniciativa permite aos passageiros especiais a locomoção nos 26 municípios da região com uma única carteirinha, que servirá para embarque em todas as linhas metropolitanas.

  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais, estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn ou participe dos canais no WhatsApp e Telegram
  • Você está no trânsito, na estrada ou no transporte coletivo e precisa enviar alguma informação? Envie sua mensagem, fotos ou vídeos para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448
  • A Carteira de Identificação do Passageiro Especial – CIPES garante a isenção do pagamento da tarifa nas linhas de ônibus metropolitanas, conforme Resolução Conjunta das Secretarias de Estado dos Transportes Metropolitanos e de Saúde SS/STM nº 03. A carteira é emitida somente aos que se enquadram nas categorias de deficiências físicas, visual, mental e auditiva, que tenham sua capacidade laborativa comprometida.

    Para obter a CIPES, o usuário deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu município, cadastrada no sistema. As informações podem ser obtidas no site www.emtu.sp.gov.br no link “Passageiro Especial”.

    ATENDIMENTO MÓVEL

    Para a Região Metropolitana de Sorocaba a EMTU/SP vai disponibilizar, de forma exclusiva, uma unidade do CAPES Móvel, veículo que circulará pela região com técnicos da empresa capacitados a fornecer informações sobre a concessão da gratuidade às pessoas com deficiência no transporte público intermunicipal.

    Lançado em junho de 2014, o CAPES Móvel já percorreu 70 municípios de quatro Regiões Metropolitanas do Estado (São Paulo, Baixada Santista, Campinas, Vale do Paraíba/Litoral Norte) antes de chegar a Sorocaba.

    CAPES nas regiões metropolitanas de São Paulo

    O Departamento de Atendimento ao Passageiro Especial – DPE é responsável pelo gerenciamento das concessões do benefício de isenção tarifária, coordenando os Centros de Atendimento ao Passageiro Especial – CAPEs.

    O Centro de Atendimento ao Passageiro Especial, que emite a CIPES, funciona desde setembro de 2000 na Região Metropolitana de São Paulo. Já emitiu mais de 410 mil Carteiras de isenção de pagamento de passagens e desse total mais de 100 mil estão ativas, com uso constante nas quatro regiões metropolitanas. São 79 mil carteirinhas na Grande São Paulo, cerca de 6 mil carteirinhas na Região de Campinas, outras 5 mil no Vale do Paraíba / Litoral Norte e mais de 32 mil carteirinhas na Região Metropolitana da Baixada Santista.

    A unidade pioneira, o CAPES São Paulo, localizada no bairro do Jabaquara, na capital, tem capacidade para 450 atendimentos/dia. Em Campinas o serviço foi implantado em janeiro de 2009 com capacidade de 100 atendimentos por dia. A unidade está localizada na Rua Lix da Cunha, 101, Bonfim.

    Deixe um comentário