Para melhorar a segurança de motociclistas e ciclistas, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vem utilizando nova sinalização horizontal, que delimita uma área exclusiva de espera para motos. Esta iniciativa faz parte da “Operação Frente Segura” lançada em abril de 2013 pela CET, a medida cria uma área de acomodação mais segura para veículos sobre duas rodas, ao pararem para aguardar a abertura de semáforo.
A implantação será a partir da próxima segunda-feira (21/03) em seis locais ao longo da Avenida Liberdade. A Frente Segura consiste na demarcação de um espaço para motos, junto aos semáforos e à frente dos outros veículos, o que facilita a saída quando o sinal abre para o trânsito. A sinalização é reforçada ainda com uma placa educativa, evidenciando que ali é um espaço para a espera de motos.
Novos Locais
Avenida Liberdade junto à Praça da Liberdade
Avenida Liberdade com Rua Jaceguai
Avenida Liberdade com Rua Américo de Campos
Avenida Liberdade com Rua Barão de Iguape
Avenida Liberdade com Rua Condessa de São Joaquim
Avenida Liberdade, altura do número 937
– A imagem à seguir é meramente ilustrativa
“Frente Segura” reduz atropelamentos em 28%
Em 54 cruzamentos monitorados, um ano antes da respectiva criação da “Frente” houve 43 atropelamentos, após a instalação da área específica foram 31 casos. O registro de acidentes envolvendo todos os veículos caiu de 161 para 142. Nesses casos, o número de feridos foi reduzido de 186 para 155 e os acidentes e atropelamentos envolvendo motos também caíram de 102 para 77.
Não houve notificação de situações fatais.
Veja quadro:
Atropelamentos
Antes: 43
Depois: 31
Variação: – 28%
Acidentes com vítimas
Antes: 118
Depois: 111
Variação: – 6%
Total de acidentes
Antes: 161
Depois: 142
Variação: – 12%
De abril de 2013 até dezembro de 2015 foram instalados 390 “Frente Segura” – bolsões de parada junto aos semáforos para motociclistas e bicicletas, proporcionando melhores condições de segurança na saída do sinal verde.
Entre os locais onde houve a implantação podemos destacar as avenidas dos Bandeirantes, Eng. Caetano Álvares, Prof. Francisco Morato, Radial Leste, Rebouças, Sumaré e Tancredo Neves.
Critérios para definição dos locais
Os locais foram escolhidos em função do volume considerável de motocicletas e bicicletas que passam nessas vias.
A iniciativa tem como objetivos:
– Proporcionar maior segurança para as motocicletas e ciclistas, diminuindo o conflito com autos no momento da largada no verde do semáforo;
– Aumentar o respeito das motos à linha de retenção e à faixa de travessia;
– Dar maior visibilidade às motos junto às travessias de pedestres;
Diminuir o número de acidentes envolvendo motos, ciclistas e pedestres no cruzamento.