20.8 C
São Paulo
sexta-feira, abril 26, 2024

Estação da Luz ganhará cobertura provisória após incêndio no Museu da Língua Portuguesa

Começou nesta terça-feira (8) a segunda etapa de obras do prédio histórico da Estação da Luz e do Museu da Língua Portuguesa, no Centro de São Paulo, atingidos por um incêndio em dezembro do ano passado. Os trabalhos vão se concentrar na estabilização do edifício e preparação do conjunto arquitetônico para o processo de restauração e reconstrução, que ainda estão em elaboração.

Nesta fase, que deve durar 10 semanas, as lajes expostas serão impermeabilizadas, sistemas de drenagem serão instalados e uma sobrecobertura provisória será construída, para evitar a infiltração de água da chuva. A obra vai custar R$ 1,8 milhão, valor coberto pelo seguro do Museu.

A intervenção já foi aprovada pelos três órgãos do patrimônio histórico – Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp), Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (Condephaat) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A autorização é necessária porque a Estação da Luz é tombada nas três esferas.

Quando os trabalhos forem concluídos, serão liberadas as entradas principais da Estação da Luz para circulação de passageiros da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e do Metrô, que estão interditadas pela Defesa Civil.

Desde o incêndio, os acessos estão liberados apenas pelas entradas da Rua Casper Líbero e em frente à Pinacoteca. Cerca de 400 mil pessoas usam diariamente as linhas de trem e metrô que passam pela Luz.

A Secretaria Estadual da Cultura tem dois laudos sobre o incêndio na ala leste do prédio, no segundo e terceiro andar, além dos danos causados ao fogo. Um documento foi elaborado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e outro por uma empresa de engenharia. O segundo laudo é mais aprofundado e reiterou que não há necessidade de demolição da estação.

Fonte: G1 São Paulo

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS