20 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

Alagamentos ocorrem porque rios Tietê e Pinheiros não são limpos, diz Fernando Haddad

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, afirmou nesta sexta-feira (11) que muitos alagamentos, em especial os ocorridos nas últimas horas nas marginais Tietê e Pinheiros, devem-se ao assoreamento dos rios.

A limpeza dos rios é de responsabilidade do governo de São Paulo, que há anos realiza projetos de despoluição dos rios.

Em nota, o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), do governo do estado, afirma que o órgão realiza desde 2011 um trabalho contínuo de desassoreamento do rio Tietê, e que até fevereiro foram retirados 10,5 milhão de metros cúbicos de detritos em 66 km do Tietê e seus afluentes.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências, órgão da Prefeitura de São Paulo, as marginais tiveram dez pontos de alagamento na madrugada desta sexta-feira, cinco na Tietê e cinco na Pinheiros.

Fernando Haddad participou da inauguração de uma nova piscina no Estádio do Pacaembu, onde conversou com crianças e alunos da rede pública municipal que faziam atividades de educação física. Ele afirmou que sem a limpeza dos rios, os córregos não conseguem ter vazão, por “mais limpos que estejam”, diz.

“Tivemos uma chuva muito forte, com fatalidades na Grande São Paulo, estamos com a Defesa Civil avaliando a situação, sobretudo dos rios Pinheiros e Tietê, que foram os mais afetados. Estamos muito preocupados com o assoreamento do rio Tietê”, disse. O prefeito afirmou que bancos de areia foram se formando ao longo dos anos e que é necessário fazer limpezas.

O prefeito afirmou ainda que a Prefeitura de São Paulo conversa com o DAEE, do governo do estado, para que a limpeza seja realizada.

Veja a íntegra da nota do DAEE:

“As explicações do Prefeito Fernando Haddad para os alagamentos registrados em toda Região Metropolitana estão contaminadas por informações que não correspondem à verdade”.

“O DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) realiza em São Paulo, desde 2011 um trabalho contínuo de desassoreamento do rio Tietê em três frentes: Lote 1, compreendido entre a Barragem Edgard de Souza a Barragem Móvel no Complexo Cebolão; Lote 2, da Barragem Móvel no Complexo Cebolão a Barragem da Penha e; Lote 3, da Barragem da Penha até a Foz do Córrego Três Pontes (divisa São Paulo – Itaquaquecetuba).”

“No total já foram retirados 10.590.202 m³ de detritos (de 2011 até fev de 2016) em 66 quilômetros do Tietê e de seus afluentes, o que vem garantindo a “batimetria original” do rio.”

“O desassoreamento tem por objetivo remover o acúmulo de sedimentos no canal decorrentes de processos erosivos a montante e manter a capacidade de vazão, minimizando assim os riscos de enchentes.”

Fonte: G1 São Paulo

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS