19.5 C
São Paulo
sexta-feira, março 29, 2024

ViaQuatro recebe novo trem que vai operar na Linha 4-Amarela

O segundo lote de trens da Linha 4-Amarela está começando a chegar ao Brasil. Adquiridas pela ViaQuatro, concessionária responsável pela operação da linha, as composições são fabricadas pela sul-coreana Hyundai Rotem, que está prestes a inaugurar sua fábrica no país em março.

O primeiro trem foi flagrado hoje pelo blog Metrô CPTM na Avenida João de Lucca, na Zona Sul, a caminho do pátio da ViaQuatro, na Vila Sônia.

Pelas características, presume-se que são idênticos aos 14 primeiros trens que operam hoje na linha, a mais moderna do país. A composição, de número 415, seria a primeira de uma encomenda de 15 unidades a se juntar à frota da empresa.

O presidente da ViaQuatro, Luís Valença, havia dito em 2013 que os 15 novos trens fazem parte do contrato inicial firmado com o consórcio. Os trens serão os mesmos modelos dos atuais, com seis carros cada. Os trens serão usados para a fase 2 da Linha 4-Amarela, com novas estações que tem previsão para serem inauguradas até 2018.

Obras atrasadas

O novo lote de trens é necessário para suprir a crescente demanda da Linha 4-Amarela, hoje considerada a ligação principal entre as principais linhas de metrô e trem metropolitano de São Paulo. Apesar disso, parte desse volume continua “represado” por conta dos atrasos nas obras de expansão do ramal.

A segunda fase da obra, que previa a inauguração de cinco estações além da seis entregues na primeira fase, só concluiu uma estação, Fradique Coutinho. O consórcio responsável acabou afastado e o governo estadual optou por fazer uma nova licitação que deve ter o vencedor conhecido em março.

Foto: Leonardo Rodrigues
Foto: Leonardo Rodrigues
Foto: Luis Dantas
Foto: Luis Dantas
Foto: Augusto César
Foto: Augusto César
Foto: Gardenia Freire
Foto: Gardenia Freire

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS