Trabalhadores do setor aéreo fazem protesto e atrasam voos

Terminou às 8h desta quarta-feira, dia 3 de fevereiro, a paralisação de trabalhadores do setor aéreo convocada em 12 aeroportos do país. O ato causou transtornos aos passageiros.

Às 14h, em todo o país, dos 1.145 voos programados (domésticos e internacionais), 396 estavam atrasados e 186 tinham sido cancelados, segundo a Infraero.

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  • A paralisação foi convocada por sindicatos dos aeronautas (comissários e pilotos) e dos aeroviários (profissionais que atuam em solo), que cobram reajustes salariais de 11% para repor a inflação.

    O aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, não havia registrado nenhuma decolagem até 7h20. Assim como nos outros aeroportos afetados, a paralisação acabou às 8h, como previsto pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas.

    No aeroporto, um grupo segurava, por volta de 6h30, placas com a frase “Nossa segurança é a sua”, além de faixas. Membros do sindicato da categoria falavam ao alto-falante com aqueles que aderiram à paralisação.

    Entre 6h e 8h20, nove voos estavam atrasados e outros nove haviam sido cancelados. Em alguns casos, os atrasos chegavam a duas horas.

    No Aeroporto Internacional de Guarulhos, dos 87 voos programados entre meia-noite e 7h, um tinha sido cancelado, duas decolagens tinham atrasos superiores a 30 minutos e dois voos que pousariam no local tinham atrasos de mais de 30 minutos.

    TAM

    Durante as duas horas de greve, a TAM registrou atraso em 46 voos domésticos e 4 internacionais, além de três cancelamentos nos 12 aeroportos impactados.

    A companhia aérea informou que passageiros com voos domésticos agendados entre 6h e 18h ou voos internacionais entre 6h e 8h desta quarta estarão liberados das taxas de remarcação e da diferença de tarifas para que antecipem os voos ou adiem viagem em até 15 dias a partir da data do voo original, mediante disponibilidade. A recomendação é para que os clientes entrem em contato com a empresa.

    GOL

    A Gol não informa quantos dos seus voos foram cancelados ou atrasados. A companhia confirma que foi impactada pela greve e diz que os cancelamentos e as reprogramações de voos foram previamente avisados aos passageiros. Durante toda a terça-feira, a empresa contactou clientes por emails, mensagens e telefonemas e afirma que todos foram reacomodados em outros voos, “recebendo toda a assistência necessária”.

    Os que preferirem, segundo a Gol, podem remarcar suas viagens sem taxas e de acordo com a disponibilidade, ou solicitar reembolso integral de suas passagens.

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