18.3 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

Sindicato aponta irregularidades na nova estação Suzano da CPTM

Há uma semana da inauguração da nova estação de Suzano da Linha 11-Coral, o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Central do Brasil recebeu denúncias de irregularidades nas condições de trabalho dos funcionários. A situação foi confirmada pela diretora Sonia Marques da Silva, após visita realizada na tarde de ontem. A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) será notificada, por meio de ofício, sobre a situação classificada como “precária”. “Os vestiários estão sem energia elétrica. Isso obriga os trabalhadores a saírem de casa uniformizados, pois não há como fazer a troca de roupas”, explica.

Outra irregularidade encontrada foi a falta de água nos refeitórios. Segundo ela apurou, alguns funcionários têm comprado garrafas de água com recursos próprios. Em outros casos, enchem garrafas com a água que é utilizada na obra.

“Nossos trabalhadores estão acostumados com situações adversas. Presenciei casos onde eles faziam reparos, batiam pregos na antiga estação de Ferraz de Vasconcelos. Não há necessidade de se ter um ambiente em condições precárias. A estrutura do equipamento é ótima”, aponta.

O próximo passo do sindicato será encaminhar um ofício de urgência à CPTM na próxima semana. O prazo para resposta da companhia é de 10 dias. Caso não tenha retorno do documento, o Ministério do Trabalho será acionado. Até lá, Sonia disse que o sindicato vai acompanhar a situação de perto e garantiu que novas visitas acontecerão nos próximos dias. A finalidade é garantir melhores condições aos funcionários da unidade.

SEM GREVE

A diretora aproveitou para explicar que não há intenção de paralisação nas linhas 11-Coral e 12-Safira. Sonia comentou que, nos últimos dias, houve aumento na procura de trabalhadores sobre uma possível greve na região.

“Não estamos mobilizados pelo Plano de Participação de Resultados. Não vamos parar. Vamos esperar o término do prazo, que é em março”, ressaltou.

Segundo a diretora sindical, a movimentação sobre paralisação das atividades é articulada por outro sindicato, que não controla as linhas 11 e 12.

A primeira etapa da estação de Suzano foi inaugurada no dia 11 deste mês ao custo de R$ 46,2 milhões. Na segunda etapa o prédio ganhará uma segunda plataforma e o maior bicicletário administrado pela CPTM, com 536 vagas. O gasto para esta etapa é calculado em R$ 15 milhões.

* As informações são do jornal Diário de Suzano

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS