Está cada vez mais difícil recarregar o Bilhete Único em estações do Metrô na capital. Passageiros têm se deparado com guichês de recarga fechados e máquinas de autoatendimento desligadas. Além disso e das filas que se formam, muitos equipamentos, quando funcionando, “comem” o crédito do usuário.
Nesta terça-feira (2), nas estações Santana (linha 1-Azul), Santa Cecília e Palmeiras-Barra Funda, ambas na linha 3-Vermelha, os guichês de recarga da empresa Ponto Certo estavam fechados, e as máquinas, da Prodata Mobility, estavam com defeito.
Na estação Santa Cecília, região central, o único aparelho de recarga estava desligado. Fechado desde segunda (1º), o guichê tinha um aviso sobre os locais mais próximos para fazer a recarga.
Restou aos passageiros enfrentarem a fila que se formou na bilheteria para comprar a passagem de papel.
Na estação Barra Funda, zona oeste, no guichê – que está fechado há cerca de um mês – também havia um aviso dos locais de recarga mais próximos.
Das quatro máquinas de autoatendimento, uma ainda estava embalada e as outras três foram alvo de reclamações dos passageiros. Havia filas nas máquinas e para comprar o bilhete em papel.
Além da demora no processamento da recarga, as máquinas ‘engoliam’ o dinheiro e não recarregavam o bilhete.
Em Santana, zona norte da capital paulista, das quatro máquinas de recarga automática, uma não funcionava.
OUTRO LADO
O Metrô afirmou que acionou a empresa responsável pelas máquinas de recarga para que sejam feitos reparos nas estações citadas.
Em relação aos guichês fechados, afirmou que a Rede Ponto Certo “abandonou” o contrato de venda de créditos do Bilhete Único em novembro.
Disse também que as empresas Prodata e Perto estão “assumindo gradativamente as estações que eram atendidas” pela Ponto Certo.
A Prodata não retornou.
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* Fonte: Folha de São Paulo