As obras de construção da passagem subterrânea da Praça Sacadura Cabral chegaram esta semana a 20% do cronograma geral e a 50% do túnel 2, que ligará as ruas Doutor Ricardo Vilela e Hamilton da Silva e Costa, no sentido centro-bairro. A próxima etapa no trabalho do túnel será o início das escavações sob a linha férrea, que devem ter início no mês de março e permitirão que as duas frentes de trabalho se encontrem, dando o formato final à passagem.
O secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, João Francisco Chavedar, explica que os trabalhos estão ocorrendo a todo vapor: “Já é possível visualizar de forma clara como ficará a passagem subterrânea e, a partir de março, iniciaremos a escavação embaixo da linha férrea. Até o final deste ano, o túnel 2 estará pronto e permitirá a passagem de veículos entre a região central e o Mogilar”, disse.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
O trecho de obras sob os trilhos será feito pelo método não-destrutivo e é a etapa mais complexa dos trabalhos, uma vez que a circulação dos trens não será interrompida. Nesta fase, serão escavados 60 centímetros de solo por dia, em um trecho total de 40 metros. A expectativa, portanto, é que o trabalho leve pouco mais de dois meses para ser concluído.
A região conta com todas as opções de deslocamento para os pedestres, que podem passar pela rua Doutor Ricardo Vilela (na calçada do Ciarte) ou então descer a rua Braz Cubas e virar à esquerda na passagem que dá acesso à estação ferroviária da Linha 11-Coral da CPTM. Para garantir a segurança dos pedestres, comerciantes e moradores da região, a Polícia Militar mantém uma base móvel na Praça Oswaldo Cruz e realiza rondas periódicas na região, com motos. Além disso, a Guarda Municipal também faz rondas na área, tanto a pé como com motos, a fim da aumentar a sensação de segurança da população, principalmente durante o período noturno. “Este trabalho de rondas acontece diariamente e também contamos com o monitoramento com câmeras, que ocorre 24 horas”, explica o secretário municipal de Segurança, Eli Nepomuceno.
Túnel 1
A Prefeitura de Mogi das Cruzes e o consórcio responsável pelo trabalho também já iniciaram os primeiros passos para o início do túnel 1. Com a transferência do maquinário, já começaram a ser construídas as muretas-guias do futuro túnel, que ligará as ruas Cabo Diogo Oliver e a Adhemar de Barros, com previsão de entrega em dezembro de 2017. Os trabalhos seguirão a mesma sequência obedecida na Ricardo Vilela.
Apesar do desafio técnico da obra, Chavedar aponta que o resultado final será compensador: toda a área acima da passagem será devolvida aos cidadãos, formando um conjunto de três praças integradas – a Oswaldo Cruz, a Sacadura Cabral e o espaço compreendido entre as ruas Cabo Diogo Oliver, Engenheiro Gualberto e Hamilton Silva e Costa. A região receberá um novo projeto urbanístico e contará com arborização, enquanto o fluxo de veículos ficará livre das interrupções atuais por conta dos trens, que passam a cada três minutos.