Os trens da Linha 9-Esmeralda da CPTM circularam com velocidade reduzida e intervalos maiores na manhã desta quinta-feira, 4, entre as estações Grajaú e Jurubatuba, na zona sul. A falha provocou atrasos nas viagens e superlotação nas estações e no interior do composições. Passageiros levavam uma hora para percorrer um trecho entre três estações na zona sul.
A Linha 9-Esmeralda estava com problemas no sistema de fornecimento de energia dos trens. O problema ocorreu entre as estações Grajaú e Jurubatuba por volta de 7h50. Um trem que circulava próximo a estação Jurubatuba foi afetado pela falha e teve de ser evacuado, foi realizada a transferência dos passageiros para um outro trem que se alinharam na via. Em algumas portas foram utilizadas escadas para os passageiros fazerem a transferência. Crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida foram as que mais enfrentaram dificuldades.
Na Estação Autódromo, os trens permaneciam parados na plataforma por mais de 30 minutos. O trajeto entre as Estações Grajaú e Pinheiros levava até uma hora e 45 minutos. Segundo o simulador virtual de trajetos, em condições normais, essa viagem dura cerca de meia hora. O problema foi resolvido por volta de 11h35, quando a circulação dos trens entrou em processo de normalização.
A Linha 9-Esmeralda liga o bairro do Grajaú, na zona sul, até Osasco, na região metropolitana.
* Atualização: 12h00





Absurdo! #osasco @DiariodaCPTM pic.twitter.com/99GtuT8UdH
— Rodrigo Chaves (@rodrigowebbr) 4 fevereiro 2016
Para seguir caminho na Linha 9-Esmeralda da #CPTM, alguns passageiros precisaram fazer o seguinte:https://t.co/lAimAbLkZB
— Rádio BandNews FM (@radiobandnewsfm) 4 fevereiro 2016