19.7 C
São Paulo
sexta-feira, março 29, 2024

Cresce número de denúncias de abuso sexual no Metrô de São Paulo

O número de casos de abuso sexual no metrô de São Paulo registrados pela Polícia Civil cresceu 28% (de 96 para 123 ocorrências) entre 2014 e 2015.

Afora a alta percentual anual, 2015 registrou a maior quantidade de casos de importunação ofensiva ao pudor no sistema metroviário paulistano em cinco anos. Entre 2011 e 2013, a quantidade de ocorrências dessa natureza variou entre 60 e 66 (menos da metade dos registros feitos no ano passado).

É o que aponta levantamento inédito feito pelo portal Fiquem Sabendo com base em dados da Delpom (Delegacia de Polícia do Metropolitano), responsável pelo registro e investigação dos crimes ocorridos no sistema de transporte sobre trilhos em São Paulo, obtidos por meio da Lei Federal nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação). (Veja o detalhamento dessas informações no infográfico abaixo.)

Contravenção penal (delito leve) com multa como pena estabelecida em lei, a importunação ofensiva ao pudor é a tipificação mais comum dada pela polícia para casos de abuso sexual no transporte público, quando passageiros se aproveitam da superlotação para passar a mão ou se esfregar na vítima, por exemplo.

Por não se tratar de um crime (delito grave), quem comete esse tipo de abuso sexual não pode ser preso.

A prisão só ocorre em caso de estupro, crime hediondo descrito por lei como um ato libidinoso violento.

O que levou ao aumento dos registros de abuso sexual?

Na avaliação tanto da Polícia Civil quanto do Metrô de São Paulo, o aumento do número de casos de abuso sexual registrados é reflexo da campanha de conscientização da empresa iniciada em 2014 e intensificada no ano passado.

1 caso de estupro no metrô é registrado a cada 155 dias

Se os casos de importunação ofensiva ao pudor no metrô de São Paulo são registrados com frequência, tendo atingido uma média de uma ocorrência a cada três dias em 2015, a elaboração de boletins de ocorrência de estupro no sistema metroviário é muito menos frequente.

De acordo com dados da Delpom tabulados pelo portal Fiquem Sabendo, entre janeiro de 2011 e agosto de 2015 (1.703 dias), a polícia registrou 11 estupros no metrô. Isso representa uma média de uma ocorrência a cada 155 dias.

527 mil mulheres são estupradas por ano no Brasil

De acordo com o estudo Estupro no Brasil: uma radiografia segundo os dados da Saúde, feito pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), do governo federal, cerca de 527 mil mulheres são estupradas por ano em todo o país.

Segundo a pesquisa (a mais aprofundada já realizada sobre o tema no Brasil), apenas 10% desses casos chegam à polícia.

Os dados utilizados nesse estudo apontam que “89% das vítimas são do sexo feminino e possuem, em geral, baixa escolaridade. Do total, 70% são crianças e adolescentes”.

Por que isso é importante?

O Decreto-Lei 2.848/1940 (Código Penal) define, no seu art. 213, o crime de estupro como “constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso”.

Em caso de condenação, a pena para acusados desse crime (em sua modalidade simples) varia de seis a dez anos de reclusão.

Já as modalidades qualificadas (consideradas mais graves pelo legislador) de estupro preveem penas mais altas. Quando há a morte da vítima, por exemplo, a pena máxima é de 30 anos.

Ajuda dos usuários é fundamental para coibir abusadores, diz metrô

O Metrô de São Paulo disse ao portal Fiquem Sabendo que realiza constantemente campanhas de conscientização e treinamentos para que seus funcionários saibam como coibir a ação de abusadores e amparar as vítimas.

Leia, abaixo, a íntegra da nota que a empresa enviou à reportagem do portal Fiquem Sabendo:

“O abuso sexual é um crime que deve ser combatido dentro e fora do transporte público. O Metrô realiza constantemente campanhas de conscientização e treinamentos para que os funcionários estejam preparados para coibir este tipo de crime e amparar as vítimas.

Ao longo de 2015, as campanhas incentivando as denúncias e registro das ocorrências foram intensificadas com cartazes nas estações e nos trens, distribuição de panfletos e veiculação de mensagens nos monitores dos trens e nos perfis oficiais da Cia nas redes sociais. Como resultado, o número de denúncias registradas no Metrô aumentou de 120, em 2014, para 146, em 2015 (21% a mais).

Atualmente, 89% dos abusadores descritos pelas vítimas são detidos pelos agentes do Metrô e encaminhados para a Delpom, Delegacia do Metropolitano, órgão responsável pela investigação dos crimes no sistema metroferroviário paulista.

A cooperação dos usuários, por meio de denúncias, é fundamental para combater a ação dos assediadores. É importante que as vítimas informem o fato imediatamente a um funcionário do Metrô, apontando ou descrevendo as características e roupas do autor do crime para que o mesmo seja localizado e detido. Os passageiros também podem colaborar por meio do serviço SMS-Denúncia do Metrô (97333-2252), que garante total anonimato ao denunciante. A mensagem é recebida no Centro de Controle de Segurança, que destaca os agentes mais próximos para verificação imediata e providências.”

Agentes percorrem vagões em horários de pico, afirma polícia

Já a Secretaria de Estado da Segurança Pública disse também que quatro suspeitos de estupro cometidos no metrô e na CPTM foram presos em 2015.

Leia, abaixo, o comunicado feito pela pasta:

“O Departamento de Capturas e Delegacias Especializadas (DECADE) esclarece que intensificou o trabalho policial para reduzir a subnotificação das ocorrências de importunação ofensiva ao pudor. A falta de registros oficiais é frequente nestes casos e por isso a Polícia Civil está investindo neste trabalho e estimulando as vítimas a denunciar. Estas ações são realizadas através do monitoramento por câmeras de segurança e agentes infiltrados em vagões para observar e atuar em caso de atitudes suspeitas, principalmente nos horários de pico. Esse trabalho é feito em conjunto com as campanhas de orientação e prevenção nos meios de comunicação que são realizadas pelo Metrô e a CPTM. Cabe salientar que quatro suspeitos foram presos no ano passado em casos de estupro, por meio da Delegacia do Metropolitano (Delpom).”

* As informações são do portal Fiquem Sabendo

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS