CET implanta Operação Escola – 1º Semestre 2016

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) inicia, na quinta-feira, dia 11 de fevereiro, a Operação Escola – 1º Semestre 2016 nas proximidades de 94 escolas, sendo 36 escolas da rede municipal, 19 estaduais e 39 particulares. O objetivo dessa operação é desenvolver ações educativas e operacionais, orientando, ordenando e fiscalizando o trânsito nas proximidades das escolas cujo tráfego intenso tem potencial para causar reflexos negativos ao sistema viário.

A operação conta com Operadores de Trânsito da CET, além de funcionários de escolas devidamente treinados, visa disciplinar o embarque e desembarque de alunos e propiciar segurança na travessia de pedestres. Filas duplas e estacionamentos irregulares são considerados alguns dos principais problemas que causam reflexos negativos no trânsito e, portanto, deverão ser coibidos. Desta forma, a operação intensificará a fiscalização de estacionamentos irregulares e os ajustes semafóricos, visando diminuir o impacto gerado no tráfego pelo acréscimo de viagens realizadas com o fim das férias.

  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais, estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn ou participe dos canais no WhatsApp e Telegram
  • Com relação às ações educativas implementadas pela Companhia, além das ações de orientação de trânsito desenvolvida pelos agentes operacionais, a CET está implementando também ações educativas de trânsito através do Programa “Operador nas Escolas” e atividades de mímicos.

    O Programa “Operador nas Escolas” tem por objetivo disseminar a ação educativa da CET por meio de agentes multiplicadores, e oferecer ao operador a oportunidade de executar a sua função de orientador e educador, aproximando-o do público infanto-juvenil. Ao longo do mês de fevereiro, escolas receberão a atividade gratuita “Bate Papo sobre Trânsito” oferecido pelo agente da Companhia aos alunos. A conversa educativa dura cerca de 50 minutos (o tempo de uma aula), passando por temas como o papel da CET, do operador e da educação de trânsito; circulação e travessia segura, incluindo nesse contexto o risco do uso de fone de ouvido; como funcionam os semáforos e escolhas sustentáveis de transporte, dentre outros.

    O projeto “Operador na Escola” foi criado para disseminar o Programa de Proteção ao Pedestre para as crianças e tem como público-alvo os estudantes do 5º. Ano do Ensino Fundamental, pois os alunos dessa série – com faixa etária em torno de 10 anos de idade – já começam a ganhar mais autonomia em relação a sua própria circulação, necessitando, portanto, de mais informações sobre comportamento adequado no trânsito. Além disso, o programa também cria em cada aluno um agente multiplicador junto à comunidade.

    Já a atividade dos mímicos procura conscientizar a população de forma divertida e bem humorada da importância do respeito às leis de trânsito, divulgando regras básicas de circulação, travessia e sinalização, trabalhando questões de cidadania.

    Relação de escolas onde há intensificação da operação de trânsito:

    A CET reforça a Operação Escola com mímicos que poderão ser vistos em frente a alguns colégios, entre os dias 15 e 19 de fevereiro, desenvolvendo ações educativas para conscientizar a comunidade escolar.

    Através da mímica, é possível conscientizar o público de forma divertida e bem humorada, enaltecendo o respeito às leis de trânsito e divulgando regras básicas de circulação, travessia e sinalização. Os mímicos ensinam com gestos a importância de dar prioridade ao pedestre, de se atravessar sempre na faixa de segurança, além de abordar outros assuntos correlatos nas suas esquetes como:

    – Transporte de crianças com segurança: somente no banco de trás, usando cinto ou assentos apropriados;
    – Embarque e desembarque pelo lado da calçada para garantir a segurança do aluno;
    – Redução da velocidade próximo a escolas e locais com grande movimentação de pedestres;
    – Respeito à travessia de escolares;
    – Nunca fechar o cruzamento;
    – Respeito à sinalização e orientações dos agentes de trânsito;
    – Compartilhamento da via pública com demais atores do trânsito;

    Locais de Atuação dos Mímicos

    Programa Operador na Escola

    Como o agendamento das atividades do Programa Operador na Escola depende da concordância do estabelecimento, a relação de locais que serão atendidos será divulgada oportunamente.

    Fiscalização

    Mesmo com as ações educativas e de orientação, os veículos que cometerem infrações de trânsito poderão ser autuados de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro.

    Deixe um comentário