O Passeio Turístico de ônibus em São Paulo chega ao seu 11º ano com novidades. Além dos tradicionais trólebus, essa edição contou com dois veículos movidos 100% a bateria, tecnologia que está passando por testes transportando passageiros. O novo modelo, iniciativa da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Transportes, é uma ótima iniciativa ao meio ambiente.
Nesta segunda-feira, 25 de janeiro, 462º Aniversário da fundação da cidade, 4.632 pessoas escolheram comemorar nos coletivos, conhecendo locais que contam um pouco de nossa historia. No total, foram realizadas 124 viagens entre os trólebus e os movidos a bateria, todas gratuitamente.
O trajeto teve início no Páteo do Colégio e passava por vários pontos turísticos da capital. Em cada veiculo monitores guias auxiliavam e interagiam com os turistas, contando detalhes históricos do surgimento da megalópole que hoje é São Paulo. Professor de contabilidade e guia do evento pelo terceiro ano, Edson Messias utilizou o novo modal a bateria e comentou como faz a preparação para o passeio. “Temos que passar o texto várias vezes para na hora H, não termos surpresas. Porém é divertido quando você esquece e as pessoas ajudam lembrar nomes que, às vezes, parecem fácil de lembrar. Em relação do veículo 100% a bateria essa é a solução para o meio ambiente”, afirma Messias.
Os passageiros recebem uma aula de história e foi assim que o aposentado Roberto veio para a capital em meados dos anos 60. Ele diz conhecer bem a cidade que escolheu morar. “Conheço muitas histórias e locais aqui, uma novidade que aprendi hoje com o guia é que a rua Boa Vista, tem este nome pois há muito tempo nesse ponto dava para visualizar a Serra da Cantareira. Achei bem interessante e gostei também do veiculo a bateria, que não polui e também não faz barulho. São Paulo cresceu e a tecnologia está crescendo junto”, enalteceu Roberto.
Vivendo em tempos modernos, capital vem investindo em novas tecnologias e o ônibus elétrico ganha espaço e novos olhares por onde passa. A admiração é tanta que a procura por aperfeiçoamento começa bem cedo, na garagem. O motorista e instrutor Nelson Gomes Cardoso, que há 12 anos dirige esses gigantes, também treina diversos funcionários da viação Gato Preto. “Hoje é um dia diferente e especial para mim, esse veículo é muito moderno e a procura na empresa é grande, muitos colaboradores estão aprendendo a operar esse carro e fico feliz de poder passar meu conhecimento a eles. E hoje também aprendi muitos detalhes de São Paulo que não sabia, como Anhangabaú que, em Tupi, significa mau espírito. essa eu aprendi nessa aula de hoje”, conclui Cardoso.