Secretaria Municipal de Transportes lança campanha de segurança no trânsito da cidade

Com o tema “A Pressa é Inimiga da Direção- Respeite os Limites de Velocidade”, a Secretaria Municipal de Transportes em colaboração com a Iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito (Bloomberg Initiative for Global Road Safety – BIGRS), lança campanha que visa reforçar o Programa de Redução de Acidentes de Trânsito nas vias da capital.

Inicialmente, a campanha que começou hoje, terça-feira (19/01), será veiculada em 1000 relógios espalhados pela cidade durante quatro semanas.

Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram

A iniciativa faz parte de uma colaboração entre a entidade e o Município de São Paulo iniciada em abril de 2015. A atuação da Iniciativa Bloomberg (BIRGS) consiste basicamente no fornecimento de auxílio ao Município em forma de consultoria e capacitação contínuas das ações e políticas adotadas com vistas à redução de mortes no trânsito e promoção de segurança viária, além de divulgação das medidas tomadas pelo Município e captação e processamento de dados para avaliar a efetividade dessas. Para tanto, busca-se atacar quatro fatores de risco: excesso de velocidade, uso de cinto de segurança, uso de capacete e beber e dirigir.

A Campanha está sendo custeada pela Iniciativa Bloomberg, sem custo para a Secretaria Municipal de Transportes e com fundamento em conhecimento obtido em outras experiências apoiadas pela entidade.

A redução de velocidade máxima nas vias da capital está inserida no Programa de Proteção à Vida (PPV), iniciado em 2013. A medida tem como objetivo a redução de acidentes e atropelamentos na cidade, ampliando uma série de ações para segurança de todos os agentes do trânsito, especialmente os pedestres. Inclui várias frentes como o “CET no Seu Bairro”, a implantação de “Áreas 40”, da “Frente Segura” (bolsões de parada junto aos semáforos para motociclistas e bicicletas), das faixas de pedestres diagonais em cruzamentos de grande movimento e da redução de velocidade máxima para o padrão de 50 km/h nas vias arteriais. Com isso, pretende-se melhorar a segurança dos usuários do sistema viário, buscando a convivência pacífica.

Estudo realizado pela Secretaria Municipal de Transportes mostra que a quantidade de mortes causadas por acidentes de trânsito nas ruas de São Paulo caiu 30,7 % em outubro de 2015, em comparação com o mesmo mês de 2014. O levantamento registra uma redução de 101 para 70 vítimas fatais, comparando os dois meses, o que mostra que 31 vidas foram poupadas somente em outubro de 2015. O resultado consolida a eficiência de medidas de segurança no trânsito, como redução do limite de velocidade.

Mais informações no link:

Acidentes com vítimas caem 36% nas marginais Tietê e Pinheiros após redução da velocidade máxima

Sobre a Iniciativa Bloomberg e a Bloomberg Philanthropies

A cidade de São Paulo está entre as dez cidades no mundo selecionadas pela Bloomberg Philanthropies a receber investimento e assessoria técnica nos próximos cinco anos para pôr em prática um Programa de Segurança Viária, com foco na redução de vítimas do trânsito e ênfase no controle de velocidade e demais fatores de risco. Neste período, serão investidos US$ 12,5 milhões no programa. Em Nova York, houve redução drástica com número de acidentes com mortes durante a gestão do prefeito Michael Bloomberg (2002-2013) e essa entra outras experiências bem sucedidas servirão de apoio e aprendizado para as medidas sugeridas pela Iniciativa.

Vejam os locais de instalação dos cartazes em relógios

Deixe um comentário