O ano de 2016 começa com uma melhoria na mobilidade de São Vicente. A partir de segunda-feira (4), os vicentinos poderão usar o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em um horário ampliado das 9 às 16h, todos os dias da semana, livre de tarifas.
Na nova etapa de operação assistida, que antecede a operação tarifada, o VLT vai circular com seis veículos e intervalos de aproximadamente 10 minutos entre as viagens, atendendo nove estações implementadas para o trecho Barreiros – Porto. São elas: Mascarenhas de Moraes, São Vicente, Emmerich, Nossa Senhora das Graças, José Monteiro, Itararé, João Ribeiro, em São Vicente; e Nossa Senhora de Lourdes e Pinheiro Machado, em Santos.
O percurso com aproximadamente 6,8km será percorrido em até 20 minutos com veículos operados por condutores devidamente treinados. A velocidade média, prevista nesta fase, é de 20km/h.
Esta é a terceira etapa de funcionamento do VLT, agora sob responsabilidade compartilhada entre o Consórcio BR Mobilidade e a EMTU. As obras do trecho de São Vicente estão 95% concluídas.
CRONOGRAMA DA OPERAÇÃO EM 2016
De 31/01 até 30/03: entra a Operação tarifada, das 9h às 16h todos os dias.
De 31/03 a 31/09: o horário do atendido será estendido, passando a operar das 7h até às 19h. A partir de setembro terá atendimento das 6h até às 23h, todos os dias da semana.
Tarifa
O consórcio BR Mobilidade informa que a partir do dia 31/01 será divulgado como o passageiro fará o pagamento da tarifa. Lembrando que o valor da tarifa também não foi confirmado.
Dicas para utilizar o VLT com segurança