A partir desta segunda-feira (01/02), a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transporte (SPTrans) implantam 3,8 km de faixa exclusiva para ônibus nas avenidas Giovanni Gronchi, Padre Lebret e Jules Rimet. A nova faixa vai beneficiar 146 mil pessoas por dia que utilizam linhas municipais que circulam pelas avenidas.
A ativação está inserida na Operação Dá Licença Para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores. Com isto, busca-se a redução dos tempos de viagens com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.
Segundo estudo, a implantação de faixas exclusivas para ônibus representou um ganhomédio de 46,7% na velocidade dos coletivos. Desta forma, a nova faixa exclusiva na Avenida Giovanni Gronchi represente um ganho médio de 5 minutos por viagem naquele trecho.
Na Avenida Giovanni Gronchi, a implantação da faixa exclusiva ocorrerá em dois trechos distintos:
Primeiro Trecho – Faixa exclusiva à direita por 2,45 km, entre a Praça Roberto Gomes Pedrosa e a Avenida Doutor Guilherme Dumont Villares, em ambos os sentidos, com funcionamento de segunda à sexta-feira das 6h00 às 9h00 e das 17h00 às 20h00.
Segundo Trecho – Faixa exclusiva à esquerda por 250 metros, entre a Avenida Alberto Augusto Alves e a Avenida João Dias, em ambos os sentidos, com funcionamento em período integral.
Pelo corredor das avenidas Padre Lebret e Jules Rimet ocorrerá implantação da faixa exclusiva à direita por 1,1 km, entre a Praça Roberto Pedrosa e a Avenida Morumbi, em ambos os sentidos, de segunda à sexta-feira das 6h00 às 9h00 e das 17h00 às 20h00.
Com estes 3,8 km somados aos 2,0 km na Avenida do Estado, também implantada a partir de 01/02, a malha viabilizada pela atual gestão chegará a 490,8km de faixas exclusivas para ônibus na capital paulista.
População beneficiada
– Pela Avenida Giovanni Gronchi, no primeiro trecho, circulam 10 linhas de ônibus municipais, numa frequência de 83 ônibus/hora, transportando uma média 133.470 mil pessoas por dia; já pelo segundo trecho circulam 13 linhas de ônibus municipais, numa frequência de 85 ônibus/hora, que transportam 146.785 mil pessoas por dia, em média.
– No corredor das avenidas Padre Lebret e Jules Rimet circulam 07 linhas de ônibus municipais, numa frequência de 58 ônibus/hora, que transportam 32.257 mil pessoas por dia, em média
Alterações no sistema viário
Não estão previstas alterações de circulação em função da implantação da faixa exclusiva.
Fiscalização
A ativação da nova faixa exclusiva terá um período de adaptação de duas semanas, quando os agentes de trânsito irão orientar os motoristas para não invadirem o espaço nos horários definidos para a exclusividade dos ônibus. A partir de 15/02, começam as autuações a quem desrespeitar a nova faixa exclusiva. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva de ônibus é uma infração gravíssima, com perda de 7 pontos na habilitação e multa de R$ 191,54.
Independente disso, a orientação é para que todos os motoristas respeitem a faixa exclusiva desde o início da implantação da mesma.
A Engenharia de Campo da CET irá acompanhar o desempenho da nova faixa exclusiva, visando melhorar as condições de trânsito e preservar a segurança viária de todos os usuários.
Fale com a CET – Ligue 1188. Atende 24 horas por dia para informações de trânsito, ocorrências, reclamações, remoções e sugestões.