Durante janeiro, mês em que a cidade de São Paulo completa 462 anos, o Metrô presenteia a população com seis exposições, nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha.
Na Estação Clínicas, o público poderá conferir a “Respira – Árvores Paulistanas”, composta por 57 fotos que registram a relação da natureza com o meio urbano. O evento tem curadoria do fotógrafo Juan Esteves, que no currículo traz trabalhos publicados no Japão, Estados Unidos, Espanha e Inglaterra, além de diversas publicações brasileiras.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
Já as fotos de Vilson Palaro, em “Raízes do Ouro Verde”, na Estação Vila Madalena, possibilitam um mergulho na história do café. As obras, em preto e branco, relacionam-se a um universo pleno de significados e delicadeza visual, revelando as marcas deixadas pelo trabalho pesado na lavoura e momentos de esplendor de um período icônico do desenvolvimento de São Paulo.
Quem passar pela Estação Luz, irá se deparar com a exposição “Somos Todos Imigrantes”, formada por 19 fotos. A apresentação do fotógrafo e design gráfico Chico Max retrata histórias de quem optou por morar na cidade de São Paulo após o último grande fluxo migratório. A mostra faz parte também de uma das ações que comemoram o Dia Internacional dos Direitos Humanos.
A exposição “Arqueologia, Memória e Cidade”, na Estação Paraíso, presenteia o usuário do Metrô com 16 painéis que unem fotografia e texto para exibir parte do diversificado patrimônio arqueológico paulistano.
“Bem Te Vi, Bem Te Vejo São Paulo”, exposta na Estação Sé, tem nas telas coloridas do metroviário e pintor autodidata Marcelo Carlos um olhar carinhoso sobre os grandes cenários de São Paulo. As obras, à tinta a óleo, retratam lugares conhecidos do paulistano, como a Catedral da Sé, Pátio do Colégio, Estação da Luz e Theatro Municipal.
Sala Metrô Tiradentes
Desde 1º de dezembro, o Metrô, em parceria com o Museu de Arte Sacra, disponibiliza um novo espaço cultural para a população. A “Sala Metrô Tiradentes” possui uma área de 150 metros quadrados no mezanino desta estação da Linha 1-Azul. Durante todo o mês de janeiro, os visitantes poderão visitar a mostra “Em Busca do Presépio Universal”, com cerca de 30 conjuntos que representam o nascimento de Jesus.
Para mais informações sobre as iniciativas culturais do Metrô, acesse a programação da “Linha da Cultura” no link http://www.metro.sp.gov.br/cultura/index.aspx