No mês do aniversário de São Paulo, Metrô celebra a cidade com várias exposições artísticas

306
Roteiro cultural de Exposição Cultura Linha da Cultura
Foto: Milena Azevedo
Publicidade

Durante janeiro, mês em que a cidade de São Paulo completa 462 anos, o Metrô presenteia a população com seis exposições, nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha.

Na Estação Clínicas, o público poderá conferir a “Respira – Árvores Paulistanas”, composta por 57 fotos que registram a relação da natureza com o meio urbano. O evento tem curadoria do fotógrafo Juan Esteves, que no currículo traz trabalhos publicados no Japão, Estados Unidos, Espanha e Inglaterra, além de diversas publicações brasileiras.

Já as fotos de Vilson Palaro, em “Raízes do Ouro Verde”, na Estação Vila Madalena, possibilitam um mergulho na história do café. As obras, em preto e branco, relacionam-se a um universo pleno de significados e delicadeza visual, revelando as marcas deixadas pelo trabalho pesado na lavoura e momentos de esplendor de um período icônico do desenvolvimento de São Paulo.

Quem passar pela Estação Luz, irá se deparar com a exposição “Somos Todos Imigrantes”, formada por 19 fotos. A apresentação do fotógrafo e design gráfico Chico Max retrata histórias de quem optou por morar na cidade de São Paulo após o último grande fluxo migratório. A mostra faz parte também de uma das ações que comemoram o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

A exposição “Arqueologia, Memória e Cidade”, na Estação Paraíso, presenteia o usuário do Metrô com 16 painéis que unem fotografia e texto para exibir parte do diversificado patrimônio arqueológico paulistano.

“Bem Te Vi, Bem Te Vejo São Paulo”, exposta na Estação Sé, tem nas telas coloridas do metroviário e pintor autodidata Marcelo Carlos um olhar carinhoso sobre os grandes cenários de São Paulo. As obras, à tinta a óleo, retratam lugares conhecidos do paulistano, como a Catedral da Sé, Pátio do Colégio, Estação da Luz e Theatro Municipal.

Sala Metrô Tiradentes

Desde 1º de dezembro, o Metrô, em parceria com o Museu de Arte Sacra, disponibiliza um novo espaço cultural para a população. A “Sala Metrô Tiradentes” possui uma área de 150 metros quadrados no mezanino desta estação da Linha 1-Azul. Durante todo o mês de janeiro, os visitantes poderão visitar a mostra “Em Busca do Presépio Universal”, com cerca de 30 conjuntos que representam o nascimento de Jesus.

Para mais informações sobre as iniciativas culturais do Metrô, acesse a programação da “Linha da Cultura” no link http://www.metro.sp.gov.br/cultura/index.aspx

Deixe seu comentário

comentários

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here