Os estudantes que vão utilizar o Bilhete Único Escolar e já estão devidamente matriculados para o ano letivo de 2016 devem fazer a solicitação do benefício no site da SPTrans. As cotas para o ano, tanto de Passe Livre, quanto para quem paga meia tarifa, terão validade a partir de fevereiro, de acordo com o início das aulas de cada instituição.
Aqueles que já fizeram o pedido têm como novidade uma ferramenta online que permitirá consultar o status de sua solicitação, disponível na página principal do portal do estudante (http://estudante.sptrans.com.br).
A nova página informará se o boleto já foi pago, qual tipo de cota ele tem direito e em qual cartão os créditos estarão disponíveis. Tudo de forma fácil e rápida, com link direto a partir do portal do estudante. Para fazer a consulta basta digitar o RG ou o CPF do aluno cadastrado.
Cadastro
Quem vai utilizar o Bilhete Único Escolar pela primeira vez, deve acessar o site e realizar seu cadastro junto à SPTrans e, depois, solicitar o benefício na área “Estudante – Solicitação do Benefício”, no menu à esquerda. Já os alunos que possuem o cartão do ano passado, devem solicitar a renovação do seu benefício.
Em ambos os casos, o boleto referente à taxa de validação anual do Bilhete Escolar deve ser pago, no valor de sete tarifas, ou R$ 26,60.
Vale lembrar que esses passos devem ser seguidos após a realização da matrícula junto à instituição de ensino. A responsabilidade do envio dos dados dos estudantes regularmente matriculados é de cada escola. Desta forma, os alunos cujo sistema não estiver liberado para solicitação do benefício devem pedir providências às instituições de ensino.
Passe Livre
Os estudantes do Ensino Superior que têm direito ao Passe Livre têm de acessar seu cadastro e preencher a declaração de baixa renda para ter seu direito ao benefício. A análise do cadastro é feita em até três dias úteis.
Quem cursa os ensinos Fundamental e Médio da rede pública municipal ou estadual de ensino já têm direito à gratuidade automaticamente.