Aplicativo ajuda moradores a cobrar promessas da Prefeitura de São Paulo

Líderes comunitários e conselheiros de bairros ganharam há cerca de um ano uma ferramenta para vigiar o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad. Desde então, o aplicativo De Olho nas Metas é usado por representantes de todas as subprefeituras da capital paulista para acompanhar de perto a evolução de cada promessa da administração municipal.

Parte deles disseram ao jornal Folha de São Paulo que a ferramenta, criada pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), possibilitou um controle maior de cada obra em andamento e facilitou a cobrança aos responsáveis.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • “A gente consegue acompanhar qual a porcentagem de cada meta e, em caso de atraso, perguntar o motivo para cada secretaria”, afirmou a conselheira participativa da subprefeitura da Sé, Dora Lima.

    Ela elogia o sistema, mas disse que já sugeriu à Prefeitura de São Paulo para que o andamento das metas ocorra numa frequência maior – atualmente, feita a cada seis meses.

    Mas, além de cobrar a administração pública, o aplicativo também pode ser usado como ferramenta de organização entre os moradores.

    Após a sugestão de um engenheiro que mora no bairro, o conselheiro da Vila Mariana, José Roosevelt, iniciou uma campanha para mapear todas as calçadas com problemas no bairro.

    “Tiramos fotos de buracos na calçada, árvores que possam atrapalhar os pedestres etc. Quando acabarmos, vamos fazer um planejamento para melhorar a mobilidade para pedestres e levar essa demanda à subprefeitura”, afirmou José Roosevelt.

    Todas as informações obtidas no aplicativo já eram publicadas no site da Prefeitura de São Paulo, mas a diferença elas foram direcionadas com o interesse de cada região. Para ter acesso ao aplicativo, é necessário fazer um cadastro no site do programa.

    José Roosevelt, por exemplo, monitora há seis meses apenas cinco metas relacionadas à região onde ele mora.

    Uma delas é a instalação de um monumento para homenagear vítimas do golpe militar de 1964, que já foi entregue. A prefeitura também entregou as dois ecopontos e está em andamento a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento e um centro de acolhimento a moradores de rua.

    Deixe um comentário