Vão entre trem e plataforma na Estação Estudantes da Linha 11-Coral da CPTM preocupa

Passageiros da Linha-11 Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) reclamam da distância entre o trem e a plataforma na Estação Estudantes, em Mogi das Cruzes. Dependendo do trem estacionado, o espaço fica maior ou menor. Com o modelo 9000 Expresso Leste, a distância chega a 23 centímetros na plataforma 4. Na última terça-feira (8), um idoso de 76 anos caiu no espaço e teve o braço amputado. Ele segue internado em estado grave. Quem utiliza a transposição diariamente diz que a distância oferece risco constante de acidentes.

Na Estação Mogi das Cruzes, vão entre o trem e a plataforma é menor (Foto: Jamile Santana/ G1)

A reportagem do portal G1 fez a medição da distância entre as plataformas 3 e 4 da Estação Estudantes com o trem modelo 9000 Expresso Leste. O veículo possui nas portas uma pequena rampa que ajuda a diminuir a distância. Ainda assim, são 23 centímetros de vão, o suficiente para deixar uma pessoa entalada.

  • Acompanhe o Mobilidade Sampa também nas redes sociais: estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn. Se preferir, participe dos nossos canais no WhatsApp e Telegram para receber atualizações em tempo real.
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • A CPTM informou que a questão da distância entre os trens e a plataforma é decorrente do compartilhamento das vias com os trens de carga, já que estes são mais largos que os trens de passageiros. Há o projeto do Governo Federal para implantação do ferroanel, que consiste na construção de vias exclusivas para os trens de carga.

    Ainda segundo a companhia, os usuários são alertados por meio de avisos sonoros emitidos nos trens e estações, sobre os cuidados durante o embarque e desembarque.

    “Nos horários de pico, são realizadas operações nas plataformas com agentes operacionais identificados com coletes diferenciados, que ficam posicionados de forma a orientar os usuários para que não corram durante o embarque, aguardem os usuários desembarcarem para depois embarcar e outras atitudes para evitar acidentes”.

    Em relação à ocorrência na Estação Estudantes, a CPTM afirmou que está colaborando com as autoridades policiais e fornecerá todas as informações solicitadas.

    O caso

    Franquilin Moreira de Arruda, de 76 anos, que caiu no vão entre a plataforma e o trem em Mogi das Cruzes está internado em estado grave na UTI.

    O hospital acrescentou que não foi possível fazer a implantação do braço. De acordo com o boletim de ocorrência registrado no 1º Distrito Policial, um segurança da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) disse que provavelmente ele tentava embarcar no último instante, quando as portas eram fechadas.

    Fonte: TV Diário

  • Acompanhe o trânsito em tempo real na rodovia Régis Bittencourt: siga @transitoregisbittencourt no Instagram!
  • Deixe um comentário