São Paulo tem chuva intensa e alagamentos no primeiro dia do verão

Uma forte chuva caiu sobre São Paulo nesta terça-feira (22), o primeiro dia de verão, deixando áreas alagadas e atrapalhando o tráfego em diversas vias da capital paulista. Entre 17h e 19h40, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) manteve estado de atenção para enchentes na cidade.

As primeiras regiões a entrarem em risco foram as zonas Norte e Leste, o Centro e as marginais Tietê e Pinheiros. Às 18h10, a Zona Oeste e parte da Zona Sul entraram em estado de atenção. No mesmo horário, a subprefeitura do Ipiranga entrou em alerta, depois do transbordamento do Córrego Ipiranga, na altura da Avenida Abraão de Moaes com a Rua Fagundes Filho e perto da praça Leonor Kalpa.

De acordo com o órgão da prefeitura, áreas de instabilidade causadas pelo calor e a entrada da brisa marítima causaram chuvas na cidade. Imagens de radar mostraram que choveu forte na zona norte, nos bairros do Tremembé, Mandaqui e Cachoeirinha. O mesmo quadro era observado no extremo da zona leste, nos bairros de Vila Jacuí, São Miguel paulista, Jardim Helena e Vila Curuçá.

Na Grande São Paulo, nas cidades de Cotia, Carapicuíba, Caieiras, Mairiporã, Guarulhos e São Bernardo do Campo, chovia leve com pontos moderados.

Alagamentos

Ainda segundo o CGE, às 19h, a cidade tinha nove pontos de alagamento ativos. Quatro deles eram intransitáveis, em dois trechos da Avenida Professor Abraaão de Moraes e na Avenida Miguel Estefano, na Zona Sul, e nos dois sentidos da Rua Luis Mateus, na Zona Leste.

Às 19h20, só quatro pontos permaneciam ativos. Todos eram transitáveis. O CGE declarou o fim do estado de atenção para enchentes em toda a cidade de São Paulo por volta das 19h40. Um ponto de alagamento permaneceu ativo e intransitável, na Rua Alves dos Santos, na Zona Sul.

Bombeiros

Segundo a Sala de Imprensa do Corpo de Bombeiros (Cobom), a Zona Sul registrou alto número de chamadas por pessoas ilhadas em veículos durante a chuva. A corporação não soube precisar um número de ocorrências.

Aeroportos

Fortes rajadas de vento foram sentidas no Campo de Marte, zona Norte, no aeroporto de Congonhas, na zona Sul e no aeroporto de Guarulhos. Treze voos da TAM em Congonhas foram impactados com a chuva, sendo seis cancelados, três alternados e quatro retornaram para o terminal de origem.

Metrô

Em função da chuva, o Metrô operou com velocidade reduzida nas linhas 2-Verde, entre as estações Alto do Ipiranga e Chácara Klabin, 3-Vermelha, entre as estações Corinthians-Itaquera e Sé, e 5-Lilás, entre as estações Capão Redondo e Adolfo Pinheiro.

Previsão do Tempo

A quarta-feira (23) terá predomínio de sol e temperaturas elevadas. Os termômetros oscilam entre a mínima de 20ºC e a máxima de 33ºC. Entre a tarde e o início da noite, a quantidade de nuvens aumenta e há previsão de pancadas rápidas e isoladas de chuva. Mínima de 20ºC e máxima de 33ºC.

Na quinta-feira (24), o tempo não muda. Sol forte, calor e expectativa de chuvas em forma de pancadas isoladas e de curta duração entre o fim da tarde e as primeiras horas da noite. Os termômetros variam entre 21ºC e 33ºC.

Chuva causa alagamentos nas zonas Leste e Sul de SP nesta terça (22) (Foto: Reprodução/TV Globo)
Internauta flagrou carros enfrentando alagamento em avenida da Zona Sul de São Paulo (Foto: Pedro Moleiro)
Avenida das Juntas Provisórias, no Ipiranga, ficou alagada (Foto: Portal Band)
Alagamento na avenida Ricardo Jafet, próximo ao museu do Ipiranga, zona sul de São Paulo

Deixe um comentário