22.1 C
São Paulo
sexta-feira, março 29, 2024

Novo dispositivo avisará motorista sobre fraudes em bombas de combustíveis

Um novo dispositivo para evitar fraudes em bombas de combustíveis deve começar a ser testado no ano que vem. Por meio de um aplicativo de celular, o consumidor poderá saber se o volume abastecido é de fato o que consta no marcador.

Nesta semana, a reportagem do Jornal da Band da TV Bandeirantes mostrou que muitos donos de postos utilizam um sistema eletrônico para enganar os clientes.

Na hora de abastecer, é praticamente impossível saber se o que aparece no visor é, de fato, o que entrou no tanque. Quando o combustível passa pela bomba, um disco é acionado – é com ele que a quantidade de álcool, gasolina ou diesel que vai para o tanque é controlada . Mesmo assim, adulterações são feitas para enganar o consumidor.

Como a fraude mecânica é fácil de ser detectada, ela passou a ser eletrônica, migrando para a central de processamento, camuflada no cérebro eletrônico da bomba.

A reportagem mostrou como funciona uma dessas fraudes: um chip controlado por SMS faz com que o consumidor pague por uma certa quantidade de combustível, mas o volume que vai para o tanque é menor do que o marcador da bomba mostra.

O Inmetro promete acabar com as fraudes. As normas de fabricação de bomba estão sendo alteradas e devem entrar em vigor no início do ano que vem.

Pelas regras, os marcadores das bombas deverão ser lacrados e um dispositivo vai funcionar como uma espécie de caixa preta. Se o que aparecer no visor for diferente da leitura do equipamento, a fraude será acusada. Pelo telefone celular, com um aplicativo que também está sendo desenvolvido, o motorista vai poder verificar a informação.

Fonte: Band

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS